Jornal de Campinas

Conheça sinais e sintomas de alerta para intoxicação por metanol

Casos de intoxicacao por metanol em bebidas adulteradas. Foto Joao Valerio Governo de Sao Paulo

Casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas. Foto: Foto: João Valério/Governo de São Paulo

63 / 100 Pontuação de SEO

intoxicação por metanol e como tratar

 

Secretaria de Estado da Saúde orienta atendimento médico em até seis horas para evitar agravamento; resultado de exames sai em até uma hora

O Governo de São Paulo alerta a população sobre os principais sintomas relacionados à intoxicação por bebida adulterada com metanol. Em caso de sintomas como dores abdominais intensas, tontura e confusão mental, a orientação é buscar atendimento médico imediato. O socorro em até 6h após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

 

Sinais e sintomas

 

  • Iniciais (até 6h após ingestão): dor abdominal intensa, sonolência, falta de coordenação, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão arterial baixa;
  • Entre 6h e 24h: visão turva, fotofobia, visão embaçada, pupilas dilatadas, perda da visão das cores, convulsões, coma, acidose metabólica grave.
  • Em casos mais graves, o paciente pode evoluir para cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal, necrose de gânglios da base com tremor, rigidez e lentidão dos movimentos.

Resultados imediatos de exames

 

De acordo com a Pasta, o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve ser procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.

O Estado de São Paulo possui três laboratórios, em Campinas, Botucatu e Ribeirão Preto, que realizam análise das coletas de sangue, urina e bebidas suspeitas de adulteração, cujos resultados são emitidos em até 1 hora.

 

Fonte: agenciasp.sp.gov.br

Read Previous

Ministra Luciana Santos visita no CNPEM obras do Orion e novas linhas de luz do Sirius

Read Next

Outubro traz shows infantis para o Teatro Oficina do Estudante e os novos stand-ups

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *