Yorki-Estefan_Pres_Sinduscon/Foto:_Roncon&Graça.Com
Setor emprega 103 mil profissionais na região e criou 6.638 novos empregos no acumulado do ano até agosto
De acordo com o levantamento do SindusCon-SP, o Estado de São Paulo encerrou o mês de agosto com 831.491 mil empregos gerados na construção civil. Do total, 355.230 atuam em serviços da construção, 266.776 em edificações e 209.485 trabalhadores estão em obras de infraestrutura.
No mês de agosto de 2025, o saldo entre admissões e desligamentos resultou em 6.386 novos postos de trabalho. De janeiro a agosto, o setor registrou a criação de 47.603 empregos no estado de São Paulo. A variação em 12 meses foi de 2,8%.
As regiões que mais registraram contratações em agosto, em números absolutos, foram São Paulo (3.884), São José dos Campos (929) e Sorocaba (801), as mesmas que lideraram as admissões no mês de julho. Já as regiões que terminaram o mês com saldo negativo foram: Santos (-208), Presidente Prudente (-30). As que registraram as melhores variações percentuais no acumulado do ano são São José dos Campos (11,9%), São Paulo (7,3%) e Campinas (6,9%).
Para o presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, a aceleração no ritmo de novas contratações em agosto reforça a resiliência de polos regionais e grandes centros: “O ligeiro aumento de contratações no estado mostra que o setor segue ativo, apesar do cenário macroeconômico desfavorável. A permanência desse crescimento, contudo, depende de juros mais baixos e de um ambiente que estimule o emprego em todas as regionais”.
O levantamento foi realizado por meio da ferramenta on-line do SindusCon-SP, que permite acompanhar o número de empregos gerados pelo setor em diferentes localidades do estado. Os dados são computados pelo FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas), com base no Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.
A ferramenta organiza as informações com base nos números do emprego formal na capital paulista e nas cidades abrangidas pelas diretorias regionais do SindusCon-SP.
Regional Campinas

Dados do emprego formal, em agosto, na construção na Regional Campinas do SindusCon-SP: Pessoas empregadas na construção civil (estoque): 103.133. Distribuição por segmento: infraestrutura (29.744), edificações (28.631) e serviços (44.758). Saldos: mês (+84) e acumulado no ano (+6.638). Variação: mês (+0,08%), ano (+6,88%) e 12 meses (+4,00%).
Os dados podem ser revisados nos meses seguintes à divulgação, devido a correções e declarações enviadas fora do prazo pelas empresas. As atualizações visam retratar com mais precisão a movimentação do emprego formal. Trata-se de prática técnica comum que reforça a confiabilidade das estatísticas divulgadas.
SindusCon-SP
É a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega aproximadamente 300 construtoras associadas e representa cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no estado de São Paulo. Com sede na capital paulista, possui nove diretorias regionais: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, S. José do Rio Preto, S. José dos Campos, Sorocaba e uma delegacia em Mogi das Cruzes. A construção civil representa 3,6% do PIB do Brasil (IBGE/CBIC), e a construção paulista constitui 27,6% da construção brasileira (IBGE).


