Jornal de Campinas

Defesa Civil de Campinas encerra missão humanitária no RS neste sábado, 25

Drones levados por equipe de Campinas ajudam no monitoramento_(bairro Mathias Velho)_Divulgação

Missão humanitária teve início no dia 13 de maio. A primeira equipe foi substituída na última segunda-feira, 20 de maio

Técnicos e voluntários abrem buraco para escoamento de água_Divulgação

A Defesa Civil de Campinas encerra a missão humanitária no município de Canoas (RS) neste sábado, dia 25 de maio. Oito servidores participaram da ação. Inicialmente, a equipe de Campinas foi destacada para trabalhar na operação dos drones com o objetivo de identificar o dimensionamento do desastre. Mas já atuou em ações de salvamento, no resgate de pessoas e animais domésticos. 

Nesta quarta-feira, 22, o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado também passou a integrar a equipe. Ele participou de reunião com membros da Coordenação da Crise, da Defesa Civil e da Secretaria de Habitação de Canoas para planejamento das ações e sobrevoos com os drones.

“A situação por aqui está bem complicada. Não para de chover. Ontem à noite fomos chamados para apoiar a Defesa Civil de Canoas no resgate de pessoas ilhadas no bairro Niterói. À tarde a equipe ajudou no abrigo de animais”, contou Furtado.

A chuva que voltou a cair em Canoas, mais de 90 milímetros, nesta quinta-feira, 23, atingiu as tendas onde os animais resgatados estão abrigados. Foi feita uma força-tarefa com abertura de valas para escoamento da água. 

Missão Humanitária

A missão humanitária com participação de servidores da Prefeitura de Campinas integra a força-tarefa do Governo do Estado de São Paulo. 


Foram três equipes e oito agentes públicos envolvidos. 


A primeira equipe chegou a Canoas (RS) no dia 12 de maio. Os agentes  da Defesa Civil de Campinas Gabriel Botelho Assis Benatti e Tânio Rodrigues Alves, trabalharam entre os dias 13 e 19 de maio.

Defesa Civil de Campinas presta apoio em abrigo dos animais no RS_Divulgação


O agente da Defesa Civil, Tânio Rodrigues Alves, que estava na primeira turma, contou que a comitiva foi muito bem acolhida pelos municípes e pela Defesa Civil local. “A situação é muito delicada. Muitas pessoas perderam praticamente tudo, só tiveram tempo de sair de casa e deixaram tudo para trás”, contou. O sentimento das pessoas era de gratidão pelo suporte recebido de tantos servidores e voluntários. “Por onde passávamos, as pessoas nos agradeciam pelo apoio prestado para a cidade de Canoas e para o povo do Rio Grande do Sul. “Tivemos ainda oportunidade de conhecer um dos abrigos em que as pessoas que perderam suas casas estavam, em Santuário de São Cristovão. Por lá, na última quinta-feira, nos dedicamos a descarregar caminhões que chegavam com doações de todo o Brasil”, relatou.  

O técnico em Mobilidade Urbana da Emdec, Marcelo Tortelli também integrou a primeira equipe e permaneceu atuando com o segundo grupo destacado para a missão: Daniel Lopes Honorato de Oliveira; Alisson Pontel Pereira. 

A terceira equipe que acompanha o diretor Sidnei Furtado conta com a participação dos agentes Valdomiro Antônio e Jhonatan Henrique Dias. Todos retornarão para Campinas neste sábado, 25 de maio. 

“Nós vamos retornar para Campinas amanhã e vamos aguardar  nova solicitação da Prefeitura de Canoas se houver necessidade”, afirmou o diretor da Defesa Civil de Campinas.

Selo: Defesa Civil
O Departamento de Defesa Civil de Campinas, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, é o órgão central do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, responsável por promover a normatização, supervisão técnica e específica sobre as ações desenvolvidas pelos órgãos do SIMPDEC. Entre em contato pelo telefone 199 para registrar ocorrências.

Read Previous

Segurança cibernética não é despesa! É investimento na proteção do negócio

Read Next

O Concurso Nacional Unificado está remarcado para 18 de agosto