Jornal de Campinas

Dia do Idoso: iniciativas proporcionam saúde e bem-estar para a melhor idade

Centro Dia do Idoso -CDI – oferece várias atividades/Crédito: Carlos Bassan_PMC

Dia do Idoso

Nesta terça-feira, 1° de outubro, é comemorado o Dia do Idoso. A data busca, além de homenagear, conscientizar a população sobre as necessidades de pessoas com +60. Em Campinas, há 209.308 idosos, o que representa 18,4% da população, valor acima da média brasileira que é de 10,9% da população. A expectativa de vida do município também é maior que a média nacional, o campineiro vive em média até 76,9 anos de idade, enquanto a média nacional é de 75,5 anos.

 

A Prefeitura de Campinas desenvolve uma série de políticas públicas para a promoção do bem-estar da população de idosos. Há 68 Centros de Saúde que dispõem de práticas integrativas; centros de convivência que oferecem aulas de artesanato, pintura, música e dança, com destaque ao Centro de Vivência do Idoso (CVI) e 500 academias ao ar livre, não exclusivas para pessoas com 60+, mas sendo os idosos os que mais as usam. Também há locais com foco no tratamento como o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDI), Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIS), atendimento em domicílio para pessoas com deficiência e idosas e o Centro de Referência do Idoso (CRI).

De acordo com a coordenadora da Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, políticas públicas para as pessoas idosas são essenciais para a garantia de direitos desse grupo. “Essas poltícas asseguram que as pessoas idosas vivam com dignidade e autonomia. Elas ajudam a enfrentar desafios específicos da senescência, que causa alterações fisiológicas no organismo em decorrência da idade e da senilidade, acarretando declínio cognitivo, perda de memória e diminuição da função física”, explica a coordenadora.

 

Centro de Vivência do Idoso

 

Um dos locais que contempla a proposta de fornecer aulas diversas como ginástica,  alongamento, pilates, entre outros, é o Centro de Vivência dos Idosos (CVI). Espaço amplo, não sendo incomum avistar um grupo se exercitando, enquanto outros jogam ou aproveitam do acervo de livros disponíveis no ambiente.

Helena Serafim Ferreira é aluna de ginástica do CVI/Crédito: Daniel Ribeiro

A cabeleireira Helena Serafim Ferreira, 81, que faz aulas de ginástica às segundas, relata sentir apreço pelo espaço do CVI. Ela conta que o Parque Taquaral, onde está situado o centro, lhe traz lembranças memoráveis e é um de seus lugares favoritos da cidade. “Eu me mudei para o Taquaral com nove anos, era tudo terra, com luz só na rua, nem nas casas havia luz. Me lembro que a minha turma foi a primeira da Escola Adalberto Nascimento que fica aqui no bairro. Não tinha nada ao redor da lagoa, foi muito legal ver tanta coisa mudar”, relata Helena.

Atividade física é de extrema importância para a saúde e bem estar/Crédito: Daniel Ribeiro

O CVI fica na avenida Dr. Heitor Penteado, s/nº, no Parque Taquaral. A entrada é pelo portão 4. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. A gestão do local é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Clique no link www.campinas.sp.gov.br/secretaria/esporte-e-lazer/pagina/aulas-gratuitas-smel para conhecer todas as atividades gratuitas disponíveis no CVI e em outras praças esportivas da cidade. Para se inscrever nas atividades, basta comparecer no local e horário da aula e falar direto com o professor.

 

Centro Dia da Pessoa Idosa

 

Outro local que dispõe de cuidado e bem-estar é o Centro Dia da Pessoa Idosa (CDI). Inaugurado em setembro de 2023, fica no Jardim do Lago II e atende hoje cerca de 50 idosos. O espaço é preparado para praticar atividades interativas, exercícios de alongamento, artesanato e possue também uma horta orgânica.

 

A unidade é vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e ligada ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que é responsável pelo encaminhamento de pessoas idosas ao serviço. Para informações sobre os serviços do Creas, basta entrar em contato com o telefone 156.

Read Previous

Outubro Rosa une forças pelo tratamento do câncer de mama e combate às fake news