Jornal de Campinas

Exposição “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais” é opção de passeio para as crianças, no Instituto CPFL

A exposicao imersiva explora a rica heranca cultural chinesa Divulgacao

A exposição imersiva explora a rica herança cultural chinesa_Divulgação

56 / 100 Pontuação de SEO

Com entrada gratuita e aberta ao público no Instituto CPFL, a exposição imersiva explora a rica herança cultural chinesa

 

Até o dia 8 de novembro, a exposição “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais” é opção cultural e gratuita em Campinas, uma experiência imersiva e sensorial que aproxima o público brasileiro de uma das civilizações mais antigas e fascinantes do mundo. A mostra, que está em cartaz na sede do Instituto CPFL faz parte da programação da 9ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China.
Com ambientações temáticas, recursos de realidade aumentada e atividades interativas, a exibição inédita convida visitantes de todas as idades a conhecerem os mitos, lendas e festivais tradicionais que moldaram a cultura chinesa ao longo dos séculos. “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais” tem assinatura e produção da YDreams Global.

“Para nós, é motivo de orgulho apresentar uma exposição que conecta o público brasileiro a uma das civilizações mais antigas e fascinantes do mundo. É uma verdadeira celebração da sabedoria ancestral chinesa e um exemplo de como a arte e a cultura têm o poder de aproximar países. A frente CPFL Intercâmbio Brasil-China tem justamente a missão de fomentar esses encontros e promover o intercâmbio de ideias, histórias e valores que ampliam o olhar sobre o mundo e celebram a amizade entre os dois países”, observa Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

 

Os cinco elementos — madeira fogo terra metal e agua — simbolizam o ciclo da vida Foto Tatiana Ferro
Os cinco elementos — madeira, fogo, terra, metal e água — simbolizam o ciclo da vida /Foto: Tatiana Ferro

 

Da origem do universo ao Panda: descubra os destaques da exposição

 

Logo na entrada, o visitante é conduzido ao fascinante universo da Cosmogonia Chinesa, nome dado ao conjunto de narrativas míticas sobre a origem do universo segundo determinada cultura. O percurso tem início com vídeo que apresenta a lenda de Pangu, o ser primordial que, com o seu machado, rompeu o “ovo cósmico”, separando o céu e a terra. A partir desse enredo, são introduzidos os elementos pesados (yin) e leves (yang), que deram origem ao universo como o conhecemos, revelando as bases da antiga compreensão chinesa sobre a formação do universo e a criação dos cinco elementos — madeira, fogo, terra, metal e água — que, em movimento circular, simbolizam o ciclo da vida.

 

Na sequência, o público mergulha no mundo dos quatro guardiões celestiais: Dragão Azul, Tigre Branco, Pássaro Vermelho e Tartaruga Negra – figuras centrais em rituais e celebrações. Aqui os visitantes descobrem a origem dessas criaturas, suas histórias e suas conexões com a mitologia e os grandes eventos da cultura chinesa. E ainda podem, por meio de realidade aumentada, vivenciar uma experiência para compartilhar.

O caminho leva, então, a uma área dedicada ao Ano Novo Chinês, celebração de 15 dias que festeja o início do ano novo lunar. Ele tem origem na lenda de Nian (Ano), uma besta feroz que aterrorizava os vilarejos. A cenografia recria uma vila tradicional, onde os visitantes são convidados a interagir com uma projeção da criatura mitológica e “expulsá-la” utilizando lanternas virtuais vermelhas, cor que o monstro abomina.

Encerrando as celebrações do Ano Novo Chinês, o Festival das Lanternas simboliza renovação e esperança. Esta área destaca a beleza das lanternas iluminadas que enchem os céus da China e a tradicional Dança dos Dragões, que marca o fim do ciclo lunar. Os visitantes participam de uma experiência imersiva entrando em uma sala de espelhos com lanternas brilhantes suspensas, recriando o espetáculo mágico desse festival. Antes de entrar na sala os visitantes veem imagens sobre o festival. Na etapa seguinte, o Festival da Lua é apresentado em um ambiente que remete à colheita e ao encontro familiar. Considerado o maior feriado outonal chinês, ocorre quando a lua está em seu auge, reunindo famílias para agradecer a abundância e compartilhar o tradicional bolinho da lua, símbolo de união e prosperidade.

A celebração se conecta à lenda da Deusa Chang’e, que habita a lua e é reverenciada por sua relação com a longevidade e a fartura. E com telescópios contemplam a história de amor de Chang’e e como chegou à lua e conheceu o coelho Jade, que faz o elixir sagrado. Para encerrar a jornada, a última área da exposição é dedicada ao Panda, ícone do equilíbrio entre homem e natureza na cultura chinesa. Em meio a uma floresta com cerca de 30 elementos da fauna, flora e mitologia chinesa, as crianças podem colorir pandas digitais e ver suas criações ganharem vida nas paredes do espaço, ao lado de um animatrônico interativo que representa o animal.

 

Serviço

Exposição “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais”

Quando: até 8 de novembro

Horários: 9h às 18h | Sábados: 10h às 16h

Entrada: gratuita

Local: Instituto CPFL

Endereço: Rua Jorge Figueiredo Corrêa, nº 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP

 

Agendamento de escolas e instituições:
E-mail: agendamento@ydreams.com.br | (11) 97841-4558 (Larissa Fernandes)

 

Read Previous

Show de piano à luz de 2 mil velas acontece em Vinhedo, no dia 17 de outubro

Read Next

Parque Dom Pedro celebra o Dia das Crianças com concerto gratuito da Banda Sinfônica Jovem