Jornal de Campinas

Ciclo de workshops sobre o futuro do Urbanismo Social abre inscrições para jornalistas e influenciadores

Em Campinas os planos de saúde também registram várias reclamações

Região Metropolitana de Campinas /Divulgação

Futuro do Urbanismo Social é tema de palestras promovidas pela Feac e Rede Brasileira de Urbanismo Social; Encontros online buscam aprofundar a compreensão, ampliando o entendimento de seu papel na construção de cidades mais inclusivas e humanas

 

Cruzamento no centro de Campinas aerea
Registro de área central de Campinas (Divulgação)

 

A Fundação Feac, em parceria com a Rede Brasileira de Urbanismo Social, realiza em setembro dois workshops voltados a jornalistas e criadores de conteúdo. A iniciativa conta com especialistas da Rede que irão apresentar práticas inovadoras de Urbanismo Social aplicadas no Brasil e em outros países da América Latina, compartilhando experiências que mostram como o fortalecimento comunitário e a gestão participativa dos territórios podem transformar realidades urbanas, impulsionar o desenvolvimento local e promover maior bem-estar social.

 

Com encontros online e desenhados sob medida para cada público, os workshops trarão exemplos práticos adaptados às diferentes realidades. A programação acontece ao longo de setembro, em duas datas específicas, e tem como objetivo ampliar o conhecimento e a compreensão sobre o papel da comunicação, da mobilização social e da produção de conteúdo na construção de cidades mais inclusivas, promovendo a ampliação de pautas com profundidade em relação à transformação social e ao bem-estar das cidades do futuro. Ao final, espera-se que jornalistas e criadores de conteúdo estejam mais preparados para reverberar o tema do desenvolvimento territorial urbano em seus trabalhos e canais de divulgação, ampliando o alcance do debate e inspirando a sociedade.

 

Especialistas e programação

 

O primeiro encontro acontece em 12 de setembro e é voltado a jornalistas, que terá a participação de Dênis Pacheco, arquiteto e urbanista, cofundador da Rede Brasileira de Urbanismo Social e especialista em desenvolvimento territorial. Com mais de uma década de atuação em projetos sociais em territórios vulnerabilizados, Pacheco já trabalhou em organizações como TETO e Habitat para a Humanidade Brasil, e atualmente é Gerente de Planejamento do programa Favela 3D, na Gerando Falcões.

 

Para ele, o Urbanismo Social é uma ferramenta essencial para repensar a vida urbana. “O Urbanismo Social nos mostra como cidades podem ser planejadas de forma integrada, conectando habitação, espaços de lazer, transporte, áreas de convivência e trabalho, de maneira mais humana e equilibrada para todas e todos”, afirma.

 

O segundo, será em 26 de setembro, com Letícia Mianni conduzindo a atividade voltada a criadores de conteúdo; arquiteta e urbanista social, atua como coordenadora da Rede Brasileira de Urbanismo Social, com experiência em habitação de interesse social, sustentabilidade urbana e processos participativos.

 

Inspiração e impacto

 

Ao reunir práticas já testadas e bem-sucedidas no Brasil e em outros países da América Latina, a parceria entre a Fundação Feac e a Rede Brasileira de Urbanismo Social pretende ampliar a disseminação do Urbanismo Social como estratégia de transformação urbana, aliando desenvolvimento e redução de desigualdades.

Segundo Cláudia Dias, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Feac, a troca de experiências é central para fortalecer esse movimento. “Compartilhar práticas de Urbanismo Social é essencial para inspirar novos olhares sobre os territórios e unir setores em torno do bem-estar das comunidades”, destaca.

Essa é uma oportunidade para que comunicadores possam se aprofundar em temas relacionados ao Desenvolvimento Territorial e produzam pautas para participar do Prêmio Fundação Feac de Jornalismo deste ano.

 

Workshop – Territórios do amanhã: cidades em transformação para o bem-estar social

Workshop – Narrativas locais: contar o urbanismo social com impacto

 

SERVIÇO

Workshops sobre Urbanismo Social

Data: 12 e 26 de setembro, das 9h às 10h30

Público-alvo: Jornalistas e criadores de conteúdo

Inscrições: Abertas, através dos formulários de cada uma das oficinas

 

Read Previous

Setembro do Equilíbrio: 5 sinais de que o estresse já está no seu corpo