
Ibis Guarulhos participa do Breakfast Weekend/Divulgação
O café da manhã, tradicionalmente chamado de “a principal refeição do dia”, ganhou novos contornos no cenário global de consumo fora de casa. Prova disso é o sucesso do Breakfast Weekend, festival que, em apenas cinco anos de história, já movimentou cerca de R$ 5 milhões em faturamento, atraiu mais de 100 mil consumidores e gerou mais de 50 mil reservas em cafeterias, padarias, hotéis e restaurantes de alto padrão.
Nesta edição de 2025, realizada simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba até 26 de outubro, o evento já registra um verdadeiro boom de reservas: o Paris 6 (SP), por exemplo, já recebeu 101 reservas em apenas dois dias e o Hotel MGallery (RJ) cadastrou 90 reservas neste mesmo período. A estimativa é de que os estabelecimentos participantes aumentem em até 20% as vendas de café da manhã durante o festival.
Tendência global
Segundo a Euromonitor International (2023), o consumo fora de casa no período da manhã vem crescendo de forma constante em todo o mundo, impulsionado pela busca por conveniência, experiências gastronômicas diferenciadas e momentos de socialização.
No Brasil, dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC, 2022) mostram que 37% dos consumidores já consomem café fora de casa diariamente, tendo como principais destinos cafeterias, padarias e hotéis. Esse comportamento é reforçado por levantamentos como o da STR Global (2023), que indica que 68% dos hóspedes escolhem hotéis que oferecem experiências diferenciadas no café da manhã, estando muitos dispostos a pagar mais por cardápios gourmet ou regionais.
No setor de cafeterias, a tendência também é nítida. Estudo da Mintel (2023) aponta que o café da manhã é a refeição que mais cresce no setor de foodservice, com destaque para pães artesanais, bowls de frutas e granola, ovos e opções saudáveis. Já a NPD Group (2022) identificou que 1 em cada 4 consumidores busca cafeterias pela manhã não apenas para se alimentar, mas como espaço de encontro social ou reunião de trabalho.
Impacto econômico e social
O modelo do festival, que oferece menus especiais em faixas de preço acessíveis (de R$ 39,90 a R$ 89,90, e no Rio de Janeiro também a R$ 129,90), movimenta diferentes segmentos da cadeia de alimentos e bebidas e atrai novos clientes para hotéis, padarias e confeitarias, democratizando o acesso a experiências gastronômicas de alto nível.
Para Carlos Galvão, um dos idealizadores e organizadores do Breakfast Weekend, o festival vai além de um roteiro gastronômico. “Mais do que um festival repleto de sabores diferentes, o evento é sobre descobrir lugares inesperados, como um hotel que serve café da manhã para quem não está hospedado, um cantinho aconchegante, uma varanda ao ar livre ou casas pet friendly, por exemplo. Queremos transformar o café da manhã em um momento de prazer, conexão e descoberta”, afirma.
Com o tema “Sabores do Brasil”, a edição 2025 incentiva os estabelecimentos a apresentarem pratos típicos e inovadores de diferentes regiões do país, reforçando a diversidade da culinária nacional.
Confira os menus e horários de todos os estabelecimentos participantes em: www.breakfastweekend.com.br
Serviço
Breakfast Weekend
Cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba
Período: Até 26 de outubro, de segunda a sexta, sábados, domingos e feriados.
Valores: R$ 39,90, R$ 49,90, R$ 59,90, R$ 89,90 (R$129,00 apenas no RJ)
Informações: www.breakfastweekend.com.br e @breakfastweekend