Sensor de risco de alagamento_Foto: Cássio Garcia
A Fundação demonstrará em seu estande os desenvolvimentos em Conectividade IoT (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial voltados para as administrações municipais, como o que permite monitorar o microclima de diferentes bairros a fim de evitar as consequências de eventos extremos, como inundações. Uma das primeiras cidades a receber o sistema será a capital paulista, possivelmente em 2024.
Em breve, os municípios brasileiros poderão contar com soluções de IoT (Internet das Coisas) nas quais dispositivos inteligentes implementados em diversos pontos das cidades e conectados sem fio permitem monitorar o microclima de diferentes bairros. Desenvolvidos pela FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – para “cidades inteligentes”, essas e outras soluções serão apresentados no estande da Fundação na INOVAtic – Feira de Negócios e Congresso, que será realizada nos dias 14 e 15 de setembro no Centur – Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves/Sede Fundação Cultural do Pará.
Esses dispositivos “inteligentes” são controlados por uma aplicação em nuvem e incluem diversos tipos de sensores (temperatura, umidade, chuva, alagamento, ruído e nível de poluição, entre outros) que permitem a monitoração distribuída do clima da cidade e a geração de alertas para a população em caso de eventos extremos, como inundações. Os dados coletados pela aplicação oferecem às municipalidades a possibilidade da análise dos dados históricos, previsão de eventos climáticos e o mapeamento das áreas críticas da cidade. Os dispositivos inteligentes também podem incorporar outros sensores de monitoramento que sejam úteis para os administradores municipais, como iluminação pública, sinais de controle de trânsito e a utilização de espaços públicos etc.. A FITec também participa do Congresso, com a curadoria de Juarez Quadros, presidente do seu Conselho (ex-ministro das Comunicações e ex-presidente da ANATEL) e com palestra do pesquisador Giovanni Holanda, coautor do livro O Sentimento da Inteligência Artificial, lançado recentemente. O Centur fica na Avenida Gentil Bitencourt, 650, em Belém (Pará).
Sobre a FITec
Criada na década de 90, a FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) credenciado pelos diversos órgãos brasileiros, habilitado a celebrar convênios com empresas beneficiárias das Leis de Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológicos. A FITec já desenvolveu, nos seus mais de 25 anos, uma grande variedade de projetos de P&D, incluindo a concepção de equipamentos eletrônicos, e suas soluções foram instaladas não somente no Brasil, com casos de sucesso de desenvolvimento de projetos nos setores de IoT, Indústria 4.0, Logística, Telecom, Energia, Agroindústria, Mineração, Educação e Saúde. Seu quadro conta com cerca de 400 colaboradores, sendo composto por doutores, pós-doutores, mestres, pós-graduados, graduados e técnicos, com vasta experiência de mercado e grande qualificação, distribuídos entre Belo Horizonte, Campinas, Recife, São José dos Campos e Manaus.