Jornal de Campinas

Indústria Regional demite pelo terceiro mês consecutivo

O nível de emprego na indústria da região de Campinas foi negativo pelo terceiro mês consecutivo. Apesar do otimismo do empresariado regional, apontado em pesquisa do Ciesp-Campinas, divulgada na manhã desta terça-feira, o aumento do número de desempregados mostra que o quadro ainda é muito preocupante. Em janeiro deste ano, ao contrário dos últimos cinco anos, foram fechados 450 postos de trabalho. A última vez que isto havia acontecido foi em janeiro de 2012, quando a indústria regional havia demitido 100 trabalhadores. Para se ter uma ideia do grau de oscilação, em janeiro do ano passado a indústria regional havia contratado 1.550 trabalhadores. A direção do Ciesp-Campinas não soube apontar as causas diretas que possam ter provocado este quadro negativo e prefere aguardar para observar o cenário nos próximos meses. Considerando o total de contratações e demissões nos últimos 12 meses, o quadro indica o fechamento de 750 postos de trabalho.

Um dado que chama a atenção é o aumento da utilização da produção instalada. 46,66% dos respondentes estão com ocupação entre 70,1% e 80%. 13,33% indicaram que tem utilização da capacidade de produção instalada entre 80,1% e 100%.

Outro dado importante é que mais de 38% dos empresários disseram que o volume de produção das empresas diminuiu em relação ao mês anterior.

Mesmo com o resultado negativo, o índice de confiança dos empresários subiu de 64,3% pontos em dezembro de 2018 para 65,7% pontos em janeiro deste ano. O grau de otimismo em relação ao novo governo também é altíssimo, sendo que 96,67% concordaram que o novo governo significa mais confiança no cenário econômico. Curiosamente, apesar deste otimismo, esta condição não resultou em novos investimentos e, consequentemente, também não proporcionou novas contratações.

50% dos empresários que participaram da pesquisa responderam que não irão investir este ano e apenas 23,33% disseram que irão ampliar o número de máquinas. Segundo o diretor –titular do Ciesp-Campinas, José Nunes Filho, as empresas não conseguem investir por dois fatores principais: taxa de juros exorbitante e o alto grau de endividamento das empresas.

Comércio Exterior

Os números apresentados em janeiro também não foram favoráveis quando o tema é Comércio Exterior. Embora a corrente(exportação+importação) tenha apresentado um ligeiro aumento, o que é positivo, o déficit na balança comercial regional foi superior a 66 milhões de dólares. No ano passado, o déficit da balança comercial da região já havia sido de 6,4 bilhões de dólares.

Read Previous

Programa seleciona projetos de impacto social para mentoria de 18 meses

Read Next

Saiba como se proteger de doenças infecciosas durante o carnaval

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *