Torre do Castelo de onde sairá a carreata no domingo/Foto: Clovis Cordeiro
Após mais uma rodada tripla de muita disputa em Goiânia, a Stock Car chega à Interlagos para a 12ª e última etapa da temporada de 2020. Mesmo depois de um fim de semana de dificuldades no Autódromo Internacional Ayrton Senna, na capital de Goiás, Thiago Camilo conseguiu sustentar a liderança do campeonato. O piloto paulistano iniciará a prova em São Paulo no dia 13 de dezembro um ponto à frente de Daniel Serra na classificação da tabela, 238 contra 237 do atual tricampeão da categoria.
O Autódromo José Carlos Pace, comumente chamado de Interlagos, é a pista mais tradicional no calendário do automobilismo brasileiro. Famoso palco para a Fórmula 1, a pista de São Paulo também tem muita história com a Stock Car, abrigando corridas da categoria nacional desde 1979. Interlagos fará sua terceira aparição na temporada de 2020, tendo sido o local para a segunda prova do ano, além da Corrida do Milhão, etapas vencidas por Nelson Piquet Jr. e Ricardo Zonta, respectivamente.
Para a decisão do campeonato, a Pirelli leva o que tem de melhor em seus produtos para um pleno desempenho e total segurança em competições de turismo no Brasil: o P Zero, para pista seca, e o Cinturato, para uso no molhado. Desde o início do ano, a Pirelli equalizou ambos os modelos para a medida 305/660-18, ambos fabricados em plantas na Europa. Os pneus, por sinal, têm sido um aspecto fundamental para a manutenção do equilíbrio técnico da principal categoria do automobilismo brasileiro.
“A Stock Car tem mostrado um equilíbrio muito grande nesta temporada. Em Goiânia, por exemplo, o treino classificatório para a corrida 1 apresentou menos de meio segundo de diferença entre o pole position e o 19º colocado. Esse equilíbrio também é fruto do compromisso da Pirelli em fornecer um produto de mesma qualidade a todos os participantes da competição, garantindo excelência na performance a todos os pilotos e equipes. Para ajudar nisso, todos os pneus da Pirelli para a Stock Car são produzidos dentro do mais rígido controle e precisão no processo de fabricação, para não haver nenhum tipo de disparidade entre os produtos, assegurando que eles entregarão o mesmo tipo de desempenho para todos os pilotos. E é exatamente isso que estamos vendo atualmente”, disse Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina.