Cometa Neowise pode ser visualizado no Brasil

jul 25 • CidadeNenhum comentário em Cometa Neowise pode ser visualizado no Brasil

Astrônomo do Observatório Municipal de Campinas dá dicas para visualização do mais novo cometa

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini está fechado em razão da pandemia, mas o público pode conferir o Cometa Neowise, seguindo as dicas do astrônomo Júlio Lobo, da equipe do Observatório Jean Nicolini, que nos seus 43 anos de atividade mantém viva na memória a imagem de Cometas emblemáticos, como o Austin, o Halley, o Encke, o Hale Bopp e o Hyakutake, e agora, o Neowise.   “O Cometa, que estava visível apenas para habitantes dos países do Norte, finalmente vai aparecer aqui no Brasil”, explica o antronômo.

Para facilitar a observação do cometa queridinho da vez, que tem sido objeto de curiosidade e encantamento, ele indica dois aplicativos para baixar nos celulares e saber onde e qual o melhor dia e horário para visualizar o Neowise, dependendo de onde estão: o Comet Book e o Sky Safari Astronomy App, ambos disponíveis para Android e iOS. 

Ainda segundo Lobo, será possível observar o Neowise a partir desta sexta-feira, em algumas regiões do Sudeste, já que nos céus do Norte e no Nordeste ele já é observado. “Importante saber que teremos uma janela de observação até o dia 30 de julho. Depois, a forte luz do luar começará a atrapalhar a visualização”, argumenta.  Lobo recomenda a observação em local com o horizonte Noroeste limpo para uma boa visualização. Além disso, indica o uso de binóculo até o dia 30 de julho. “Depois disso, é mais indicada a utilização de telescópios com no mínimo 150mm de abertura para observar o Neowise”, diz.   O astrônomo ainda avisa: “Não espere ter a mesma impressão que foi observada no Hemisfério Norte, já que lá foi visto em melhores condições: a altura em relação ao horizonte e o fato de que antes ele estava se aproximando do Sol (agora está se afastando) .Lembrem-se que vocês vão ver um objeto com bilhões de anos e que vai retornar novamente só daqui a 6.800 anos”, arremata emocionado. E mais: o melhor é procurar locais seguros e sem aglomeração”, finaliza.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

× Como posso te ajudar?