Jornal de Campinas

Suspenso cadastro para passes Escolar e Universitário

Cadastros serão retomados a partir do dia 2 de janeiro e as compras a partir do dia 20 do mesmo mês

Por conta das férias escolares, a partir de amanhã, dia 7, o cadastramento para obtenção do Bilhete Único Universitário e Escolar será suspenso. A partir do dia 16, as recargas também serão suspensas. Conforme a determinação da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), o processo de cadastro será retomado no dia 2 de janeiro, enquanto as vendas no dia 20 de janeiro.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) informa que os alunos do curso de educação profissional técnica de nível médio, enquadrados na legislação vigente, desde que comprovada a continuidade das aulas durante o período de férias escolares, continuarão a fazer as recargas normalmente.

Estudantes dos ensinos Fundamental e Médio e de cursos técnicos que utilizaram o Bilhete Único Escolar em 2019, devem confirmar sua matrícula na escola para agilizar a aprovação do benefício e manter o desconto na tarifa de ônibus em 2020.

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) espera receber 25 mil solicitações de estudantes de Campinas para obter o Bilhete Único Escolar em 2020 e 11 mil para o Bilhete Único Universitário.

Para tornar mais ágil o processo, os cadastros de estudantes que tiveram o Bilhete Único Escolar em 2019 e irão utilizar o benefício em 2010, já foram enviadas em novembro informações para a renovação automática para as 300 escolas da rede pública e privada de Campinas. O processo de renovação é de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino, que o fazem após a confirmação das matrículas dos alunos para o próximo ano letivo.

A partir de 2 de janeiro, os alunos que permanecerão estudando nas mesmas escolas poderão acessar o site da Transurc, ratificar os dados cadastrais, emitir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa. Após o pagamento, em um prazo de cinco dias úteis, será liberado o cadastro para esses estudantes. A recarga poderá ser feita a partir de 20 de janeiro. A Transurc espera beneficiar cerca de 10 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio com o procedimento.

 Quem mudou de estabelecimento de ensino ou de residência, ou não tinha o benefício em 2019, deve entrar, também a partir de 2 de janeiro, no site da Transurc (www.transurc.com.br), acessar os ícones: cadastro escolar ou cadastro universitário, e seguir as instruções para fazer sua solicitação on-line. Será necessário preencher todos os dados solicitados, além do número do CPF, de uma foto e comprovante de residência válido. Tudo em formato digital.

O resultado de todas as solicitações será disponibilizado pela internet, a partir de 2 de janeiro de 2020. Depois disso, todos os estudantes que tiveram o cadastro aprovado devem pagar a taxa no valor de duas tarifas vigentes, cujo boleto para pagamento deve ser impresso por meio do site, para a liberação da recarga ou do cartão (para os novos) em cinco dias úteis (a partir do dia 20 de janeiro).

Em caso de dúvidas sobre este benefício, os usuários podem ligar no Disque-Transurc, pelos fones: 0800 014 0204 ou 4003-6578.

Quem tem direito

O Bilhete Único Escolar (cartão azul) pode ser utilizado pelos estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e cursos técnicos da rede oficial e particular, e propicia um desconto de 60% na tarifa de ônibus. É oferecido para os alunos que residem na cidade, a mais de 1.000 metros do estabelecimento de ensino.

Os estudantes universitários que frequentam aulas em regime presencial integral também precisam se cadastrar pelo site para ter direito ao Bilhete Único Universitário (cartão cinza), que concede um desconto de 50% na tarifa. O interessado deve morar em Campinas, estar regularmente matriculado em instituição de Ensino Superior do município e residir a mais de 1 quilômetro da universidade. Mesmo os estudantes que usufruíram o benefício em 2019 devem se recadastrar pelo site.

Read Previous

Unicamp divulga lista de aprovados para a segunda fase do Vestibular 2020

Read Next

22º Prêmio FEAC de Jornalismo reconhece melhores trabalhos sobre jovens protagonistas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *