Jornal de Campinas

Maio Amarelo: Tecnologia ajuda a reduzir acidentes em meio aos desafios das estradas brasileiras

Caminhão enfrenta desafios na estrada_Divulgação

Um dos principais problemas estruturais enfrentados em todo o Brasil, e muito debatido durante o Maio Amarelo – campanha que dedica o mês a promover debates sobre melhorias no trânsito – é a má conservação das estradas, que tem sido um desafio constante para os profissionais de logística.

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), só em 2022 foram registrados 64,4 mil acidentes em rodovias federais, sendo que em 82% dos casos sendo com vítimas em diferentes condições. Ao todo foram 5.432 mortes.

Lidar com risco de acidentes, possíveis fatalidades   e gastos extras com manutenções constantes são preocupações que fazem parte da rotina dos gestores de frota. Nesse cenário, a tecnologia se tornou uma aliada permanente para otimizar possibilidades, ajudando a visualizar condições reais de deslocamento, evitar acidentes e preservar tanto a segurança dos motoristas como a integridade das cargas.

Proprietária das tecnologias mais adotadas pelas grandes empresas de logística e transporte, a Trimble Transportation Latam vem promovendo uma mudança na atuação das companhias, que vai desde o mapeamento da rota mais segura a partir de uso de dados até videomonitoramento com uso de Inteligência Artificial para garantir a segurança dos motoristas.

Após a adoção de tecnologias da Trimble, o LOTS Group, que oferece soluções de transporte para a indústria, viu o índice de eventos de fadiga entre os condutores cair em 87% com as câmeras inteligentes que identificam distração por uso de celular ou sonolência. Já os casos de excesso de velocidade, tiveram queda de 78%.

“Temos diversos registros de como a adoção de tecnologia aprimorou processos dentro das empresas. Com a Inteligência Artificial, por exemplo, o trabalho de análise é feito sobre todas as ações. Então ao contrário da análise humana, que em geral é por amostragem, aqui o gestor consegue ter uma análise do quadro todo e se basear nestes dados para tomar ações para tornar o ciclo mais eficiente”, explica Rony Neri, diretor da Trimble Transportation Latam.

Atuação em ESG

Conscientização sobre um trânsito melhor e mais seguro, como propõe a campanha Maio Amarelo, também passa atualmente pelos valores ESG (sigla em inglês que une a responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa).

A logística, como parte integrante das cadeias de suprimento, desempenha um papel crucial na redução do impacto ambiental e na atuação com responsabilidade social. Entre as ações que a tecnologia aplicada à logística permite, estão: a avaliação constante dos índices de redução de acidentes, diminuição do desperdício de combustíveis, o que gera menos emissão de CO2, além dos processos digitais, que reduzem o uso de papel.

“O gestor de frotas que está atualizado com o mercado sabe que ter um planejamento de ações ESG é um caminho importante. Sem isso, o espaço de crescimento para a empresa que ainda não tem essa preocupação, vai ser cada vez menor. Tudo está interligado e interfere na imagem das companhias”, analisa o diretor da Trimble Transportation.

Read Previous

Pesquisa revela queda nos investimentos da indústria e procura por financiamentos

Read Next

Artigo – Jurídico: vilão ou aliado da área de negócios?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *