MIS Campinas, que fica na Rua Regente Feijó, nº 859, no Centro, sedia o evento/Divulgação
Encontro no sábado e domingo, 21 e 22 de maio, discute setor e deve propor ações para os desafios do audiovisual na cidade
O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas) sedia neste fim de semana, 21 e 22 de maio, próximos sábado e domingo, o Primeiro Congresso Audiovisual de Campinas. O dia inicial reserva atividades das 9 às 18 horas. Já o segundo dia começa com debate às 9 horas e termina às 17 horas. Há intervalos para almoço e bate-papo. Cineastas, técnicos, educadores, produtores culturais, espectadores e gestores públicos reúnem-se numa programação diversa composta de mesas de análise, rodas de debates coletivos, exposições, palestras, conversas informais e, ao final, a Assembleia Geral.
O público interessado em participar do congresso pode realizar a inscrição através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScaiojcXrI0Ymkywgl-764BkVYlMOScVNq4s2N_FrdA9ZAAiQ/viewform. O MIS fica no Palácio dos Azulejos, na Rua Regente Feijó, nº 859, no Centro.
O congresso faz parte da Semana Amilar Alves, que ocorre no MIS-Campinas desde 2018, sempre no mês de maio, com filmes, debates, exposições e celebrações. No dia 25, quarta-feira, às 19h30, o homenageado é Maurice Capovilla, com a exibição de “O Profeta da Fome”.
A abertura do congresso ocorre no sábado, das 9h às 10h15, com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, do chefe do MIS, Alexandre Sonego, dos representantes da Câmara Temática do Audiovisual (CTAv) de Campinas/ICine, Fernanda Viana e Maurício Squarisi e da vice-presidente do Conselho de Política Cultural, Andrea Mendes. Após anos de conversas e encontros, os membros da Câmara Temática do Audiovisual (CTAv) de Campinas chegaram a um diagnóstico. É necessário, urgente e oportuno problematizar, encontrar respostas e propor ações para os desafios econômicos e políticos do setor do audiovisual da cidade.
Programação
Grande parte das ações discutidas na elaboração do congresso vai ser exposta, no sábado, às 10h15, na mesa Diagnóstico e Eixos do Documento Unificado. Danilo Dias, Filipe Miranda, Renata Lanza e Lucas Vegas apresentam documento que propõe prognósticos e metas para a abrir o debate público sobre o futuro do audiovisual de Campinas. Já no domingo, às 10h30, ocorre um dos eventos mais aguardados: o Debate Desafios Para Uma Política do Audiovisual de Campinas. Duda Wilhelm e Tati Peres, integrantes da CTAv, mediam o encontro entre o professor do curso de Midialogia da Unicamp Noel Carvalho, que fala sobre Economia Criativa e Economia Política do Audiovisual, o Secretário de Cultura de Campinas Gabriel Rapassi, o vereador Paulo Bufalo, membro da Comissão de Cultura da Câmara dos Vereadores de Campinas, e Bruno Gomes, da SP Film Comission. Segundo a CTAv, o Primeiro Congresso Audiovisual de Campinas pretende tratar caminhos de articulação entre os segmentos do audiovisual para pressionar o Estado por uma política audiovisual consistente e duradoura.
A programação completa do congresso está na página da CTAv no Facebook, em https://www.facebook.com/ctavcampinas e no Instagram https://www.instagram.com/ctavcampinas/.