Jornal de Campinas

O que é osteomielite

Osteomielite é uma infecção óssea, geralmente causada por bactérias, mas também por fungos, que pode ser aguda ou crônica e costuma afetar ossos longos como os das pernas e braços, causando inchaço, vermelhidão e febre. Exige tratamento médico imediato. E pode acometer atletas que tenham passado por lesões traumáticas ou cirurgias.

Fatores de risco: lesões traumáticas sejam no esporte ou associadas a quedas, violência e acidentes, que podem causar fraturas ou traumas ósseos, os quais podem se instalar e permitir a entrada de microrganismos. Incluímos também cirurgias ortopédicas ou qualquer procedimento que consideramos porta de entrada para bactérias. Em casos excepcionais, onde haja queda do sistema imune, uma bactéria oportunista que você já possui também pode colonizar o osso.

Os conceitos atuais de tratamento da osteomielite aguda e crônica estão associados a desafios e problemas não resolvidos, aliados à necessidade de pesquisa médica contínua. A invenção e a prevalência de um enxerto ou materiais substitutos ósseos para preencher as cavidades infectadas após devida limpeza é inovadora e amplia o escopo do tratamento com relação ao aumento das infecções ósseas estudadas em diversos trabalhos.

Estas substâncias e produtos inovadores podem ser usados para conter a infecção, preencher o espaço morto e ainda gerenciar a reconstrução óssea. São produtos novos no mercado que mudam o PH do osso e tornam o ambiente inabitável para a vida e o crescimento da bactéria.

Lembrando que devem ser associados aos antibióticos corretos, que são dados após:

Coleta do biofilme, comunidade microbiana onde os patógenos sobrevivem e se multiplicam em diferentes fases de crescimento, incorporados em uma matriz polissacarídea e proteica extracelular altamente hidratada. Traduzindo: coleta do material infectado e tecido circundante.

Realização de sonicação, técnica nova que remove as bactérias por energia ultrassônica aplicada diretamente na superfície dos implantes e amostras retiradas em cirurgia para romper o biofilme aderente e liberar os micro-organismos viáveis. Tem sido reportado como uma formidável ferramenta para o diagnóstico microbiológico das infecções. O princípio da sonicação é a formação de microbolhas, através do ultrassom de baixa frequência e baixa intensidade, que consegue romper o biofilme sem a destruição bacteriana, permitindo a viabilidade das culturas dos micro-organismos.

Após esses dois eventos, entramos com terapia antibiótica, curativos especiais com estomatoterapeutas e controle metabólico clínico até fechamento da ferida, o que pode ser feito de forma hospitalar ou domiciliar, dependendo do caso.

Os pacientes com osteomielite óbvia ou suspeita passam por um pré-tratamento interdisciplinar, incluindo exame clínico completo e diferentes medidas de diagnóstico por imagem, levando à definição de um plano de tratamento individual, além da importância da interdisciplinaridade e acompanhamento clínico com infectologista.

Os conceitos de tratamento, no entanto, permanecem complexos, demorados, exigem uma alta adesão do paciente e são altamente individuais. Após resolução iniciamos o fortalecimento, retorno ao esporte e à vida!

Fonte: Ana Paula Simões – Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. www.anapaulasimoes.com.br

Read Previous

Coronavírus: como se portar diante de nova ameaça?

Read Next

Como agir em casos de aquaplanagem?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *