Jornal de Campinas

Oncologistas alertam frequentadores da Lagoa do Taquaral sobre câncer de pele

Distribuição de protetor solar e orientação para auto exame de pintas enfatizará importância do diagnóstico precoce

Uma parceria entre a Secretaria de Esportes e o Grupo SOnHe – Sasse Oncologia e Hematologia – resultou em uma ação de prevenção e combate ao câncer de pele, o tipo mais comum da doença. O local escolhido para o trabalho é emblemático: a Lagoa do Taquaral, a “praia de Campinas”, onde o risco da exposição ao sol sem proteção é permanente para os frequentadores.

Nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro, médicos do Grupo SonHe estarão no local das 7h às 17h distribuindo protetor solar e orientando o público a examinar suas pintas. A empresa também doará camisetas com proteção UV para todos os salva-vidas das piscinas públicas de Campinas e dos pedalinhos do Taquaral.

A atividade recebeu o nome de “Câncer de Pele #DEZEMBROLARANJA – Um mês de conscientização que vale para o ano inteiro”. O secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi, estará presente para receber as camisetas e participar da abordagem. Como secretário, e como médico, Dário concorda com os oncologias do SonHe sobre a importância de alertar a população, principalmente nesta época em que a exposição ao sol é praticamente diária.

“Essas parcerias são importantes porque nos possibilitam agir em múltiplos sentidos, da promoção de eventos esportivos à conscientização da população para temas como câncer de pele”, destacou Dário. Ele lembra que a doença pode passar despercebida até ser tarde demais: “o câncer de pele pode levar à morte”, alerta.

Os médicos da empresa parceira vão distribuir 500 amostras de protetores solares. A ação, realizada em prol ao Dezembro Laranja, terá os oncologistas abordando os frequentadores do parque para orientar sobre a importância do uso do protetor solar para a prevenção do câncer de pele, o tipo mais comum no Brasil e no mundo, correspondendo a aproximadamente 33% de todos os tumores malignos. O Instituto Nacional do Câncer – INCA – estima o surgimento de 18 mil novos casos no Brasil em 2019, sendo 51% em homens.

“Moramos em um país tropical, com temperaturas altíssimas o ano todo e com vários destinos turísticos contemplados por praias. É natural nos expormos mais ao sol, o que pode, com o passar do tempo, causar graves danos à pele, inclusive o surgimento do câncer. Aqui em Campinas, uma cidade quente a maioria do ano, a Lagoa do Taquaral é um lugar propício para a prática de esportes ao livre e, por isso, escolhemos o local para fazer esta ação, com o objetivo de alertar seus frequentadores sobre a importância da utilização do filtro solar diariamente”, conta Vinicius Conceição, oncologista do Grupo SOnHe.

Em uma tenda instalada no portão 1 (ao lado da Padoca da Vila), os frequentadores também vão aprender a analisar suas pintas por meio do método ACBDE, um autoexame da pele. “Com o diagnóstico precoce é possível tratar o câncer de pele. Caso contrário, pode ser que ele se transforme num problema maior, podendo causar até a morte. Por isso, vale analisar cada pinta do corpo em questão de assimetria, bordas, cor, diâmetro e evolução, exame conhecido como o ACBDE da pinta. Vamos orientar a população a fazer esse autoexame”, explica o oncologista.

De acordo com o médico, o câncer de pele é mais comum em pessoas acima dos 40 anos com pele, cabelos e olhos claros, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. “Pessoas com pele clara e que se expõem muito ao sol ao longo da vida vão sofrendo danos causados pelos raios UVA e UVB, ocasionando lesões no DNA da célula, o que aumenta a chance do aparecimento de um câncer”, explica Vinícius Conceição.

O profissional complementa: “engana-se quem acha que a exposição ao sol durante os fins de semana, na piscina ou praia, seja o único inimigo. O sol do dia a dia, quando saímos de casa para o trabalho, supermercado ou shopping também causa danos que podem levar ao aparecimento do tumor de pele. O grande problema é que a maioria das pessoas não se protegem diariamente, lembrando do protetor solar e chapéus apenas quando estão em lazer”, alerta o especialista.

Read Previous

Ex-alunos da UNICAMP criam “Robô Vendedor” que facilita vida de lojistas

Read Next

PUC-Campinas oferece curso de Noções Jurídicas para Profissionais da Comunicação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *