Jornal de Campinas

Pesquisa sobre qualidade de vida em Campinas será lançada no evento “Territórios em Movimento”

Campinas Aerea Enforce

Territórios em Movimento, iniciativa da Fundação FEAC, reunirá nomes relevantes e experiências nacionais e internacionais de desenvolvimento territorial sustentável, o encontro acontece na quarta-feira, 8 de outubro

 

Territorios em Movimento revitaliza praca

                                                                                                                                               Nova praça no Jd. Novo Flamboyant: território que recebe projetos de Desenvolvimento Territorial/Divulgação Fundação FEAC

 

Campinas sedia na próxima quarta-feira, 8 de outubro, o encontro “Territórios em Movimento por cidades prósperas para todos”, um dos mais importantes movimentos do terceiro setor. Promovido pela Fundação FEAC, o encontro será um grande workshop que contará com a presença de lideranças sociais, especialistas e gestores públicos, e a apresentação da pesquisa inédita “Vozes Campineiras”, realizada pela Quaest Pesquisa e Consultoria, que traz pela primeira vez um retrato das percepções da população sobre a vida em Campinas, acesso a serviços e expectativas em relação à cidade. O encontro terá painéis sobre projetos multissetoriais de desenvolvimento de outras cidades, como Recife e Bogotá. Oficinas temáticas também serão realizadas para articular propostas em busca de transformações sustentáveis.

A proposta é tornar esse movimento uma força coletiva que conecta poder público, empresas, terceiro setor, universidades e sociedade civil em torno de um mesmo propósito: construir uma cidade mais justa e próspera para todos. “Queremos ouvir histórias e percepções que orientem soluções mais humanas, inclusivas e eficazes, respeitando as singularidades de cada território”, diz José Roberto Dalbem, superintendente geral da Fundação FEAC.

 

Os participantes poderão conhecer experiências de outras cidades, debater e apresentar propostas para enfrentar grandes desafios urbanos. Entre eles, acesso a uma renda digna, a políticas públicas e equipamentos comunitários, convivência comunitária de qualidade e garantia de direitos fundamentais para todas as pessoas.

 

Pesquisa revela a cidade sob o olhar do campineiro

 

Com o lançamento da pesquisa inédita “Vozes Campineiras”, será possível conhecer as percepções e sentimentos da população sobre bem-estar social, serviços, infraestrutura e desenvolvimento urbano em diferentes territórios da cidade.

 

O levantamento traz as percepções subjetivas em áreas como saúde, segurança, cultura, mobilidade, habitação e pertencimento comunitário e mostra como o cidadão vive a cidade. Os dados poderão servir para orientar políticas públicas e projetos sociais voltados para a redução das desigualdades e a promoção da prosperidade em Campinas. “A pesquisa inédita mostra as percepções que os campineiros têm sobre a cidade a partir de um olhar transversal sobre territórios, avaliação de serviços e os sonhos que têm para a criação de uma cidade próspera”, explica Graziele Silotto, gerente de Pesquisas da Quaest.

 

Programação  dinâmica

 

A programação será dividida em dois blocos. Pela manhã, após a abertura institucional, haverá a apresentação da pesquisa “Vozes Campineiras” e o painel internacional com a subsecretária Juliana Cortés, subsecretária Distrital da Mulher de Bogotá, que compartilhará a experiência da promoção ao acesso equitativo à cidade. Ela vai mostrar como a capital da Colômbia integrou mobilidade e cuidado em uma estratégia urbana multissetorial que transforma a vida de quem mais precisa.

 

O painel que acontece em seguida, aborda questões de atuação territorial, destacando como diferentes setores têm contribuído para transformar realidades locais de forma integrada. Sob a mediação de Françoise Trapenard, participam representantes de Recife, Bogotá e Campinas. Além de Juliana Cortés, contribuirá com os debates Ana Paula Vilaça, coordenadora do Gabinete do Centro do Recife (programa Recentro), para discutir as articulações multissetoriais no fortalecimento de políticas públicas.

 

Oficinas simultâneas realizadas no período da tarde promoverão a construção conjunta de propostas, incluindo desde a Inclusão urbana, mobilidade e moradia até empreendedorismo comunitário e protagonismo feminino.  O tema “A cidade para todos e todas – como garantir inclusão urbana, mobilidade, moradia digna e espaços públicos acessíveis” conta com a participação dos líderes comunitários Jefferson Rodrigues, diretor-presidente da Ozipa Criativa e Murilo Eugênio, membro do Comitê Comunitário do Novo Flamboyant. Juliana Cortés terá como facilitadora Kelly Komatsu Agopyan, do Instituto Foz.

 

O fortalecimento do empreendedorismo comunitário, a economia local e o protagonismo feminino nos territórios serão o foco da oficina “Gerando renda nos territórios: como fortalecer?”, que contará com a presença de Christiane Camargo, coordenadora da Fundação CSN, e de Danielle Ferreira Theodoro, líder comunitária e coordenadora do Instituto Filhos Campinas, com apoio do facilitador Matheus Magalhães, responsável pela área de Programas e Parcerias na Fundação Arymax.

 

“Comunidades saudáveis, seguras e com vínculos sociais” será o foco da oficina que pretende debater estratégias municipais para promover segurança cidadã, saúde integral e fortalecimento de redes de convivência. Para esse tema se reúnem Eliana Sousa Silva, diretora da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, Milton César de Souza Alves, educador social, gerente de projetos e líder comunitário na região dos Amarais, em Campinas, e Carmem Silva, assessora em Participação Social e Diversidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e líder da Ocupação 9 de Julho.

 

Os modelos de atuação conjunta entre empresas e organizações para impacto territorial com escala serão apresentados na oficina “Investimento social privado e terceiro setor como indutores do desenvolvimento territorial”, com participação de Mariana Almeida, diretora-executiva da Fundação Tide Setúbal, Geraldo Barros, o líder comunitário e diretor-executivo da Casa Hacker, e o facilitador Rafael Moya, gerente de Desenvolvimento Territorial da Fundação FEAC.

 

Ao fim do evento, a plenária “Conexões Finais” apresentará os resultados das oficinas e os próximos passos para a construção de uma agenda comum de desenvolvimento territorial.

 

Serviço

Workshop “Territórios em Movimento por cidades prósperas para todos”
Data: 8 de outubro, das 8h30 às 18h30
Local: Expo Dom Pedro – Av. Guilherme Campos, 500, Campinas/SP

Read Previous

Adulteração de bebidas: A falsificação vira crime contra a saúde pública