Jornal de Campinas

Plataforma tem dicas de alimentação mais saudável no Dia do Nutricionista

Prato colorido e alimentos saudáveis/divulgação

Nesta quinta-feira, 31, é comemorado o Dia do Nutricionista no Brasil. E, de acordo com um estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em conjunto com a organização global de saúde pública Vital Strategies, a situação no país é preocupante. O índice de excesso de peso dos brasileiros é de 56,8%. Esse número engloba tanto pessoas com sobrepeso quanto aquelas que estão em situação de obesidade, ou seja, aquelas com um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 25. 

Facily, plataforma de social commerce,

lista alguns hábitos do dia a dia que

ajudam a melhorar a sua relação com os alimentos

Apesar do número alarmante, muitas pessoas estão buscando mudar o estilo de vida. Segundo um estudo divulgado pelo Bake and Cake Gourmet – plataforma de receitas e cardápios saudáveis – 46% dos brasileiros desejam mudar hábitos referentes à comida. Uma alimentação equilibrada desempenha um papel fundamental nesse objetivo, fornecendo os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e ajudando a prevenir uma série de doenças. Por isso, a Facily, plataforma de social commerce, lista 10 dicas para deixar sua alimentação mais saudável. Veja:

  1. Varie seu cardápio e deixe o prato bem colorido

Consumir uma variedade de alimentos é essencial para garantir a ingestão de diferentes nutrientes. Priorize frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura. A dica é deixar o prato bem colorido. Quanto mais cores e tipos de alimentos você incluir em suas refeições, mais completa será sua nutrição.

  1. Reduza o consumo de alimentos processados

Alimentos processados geralmente contêm altos níveis de açúcares adicionados, sódio e gorduras saturadas. Não há problemas em comer tais produtos uma vez ou outra durante a semana, mas isso não pode se tornar um hábito diário. Escolha alimentos naturais e minimamente processados, como frutas frescas, legumes, carnes magras, castanhas e sementes. Isso reduzirá a ingestão de ingredientes prejudiciais à saúde.

  1. Controle as porções e preste atenção à refeição

O tamanho das porções desempenha um papel importante na manutenção de um peso saudável. Leia os rótulos dos alimentos para entender as porções recomendadas e evite comer em excesso. Comer devagar e prestar atenção aos sinais de saciedade do corpo também ajudará a evitar exageros. Por isso, desligue a TV e saia do celular enquanto estiver comendo. Focar no momento da comida é essencial. 

  1. Hidrate-se adequadamente

A água é essencial para diversas funções do organismo. O ideal é substituir as bebidas açucaradas por água na maior parte do tempo. Manter-se hidratado auxilia na digestão, regula a temperatura corporal e ajuda a controlar o apetite. No entanto, sabemos que não é todo mundo que é apaixonado pela naturalidade da água. Se você faz parte desse time, a dica é deixá-la saborizada, colocando algumas frutas e até condimentos, como gengibre e hortelã. Coloque o preparo em uma garrafa e vá bebendo durante o dia. 

  1. Reduza o consumo de açúcares e sal

O açúcar em excesso está associado a problemas de saúde como obesidade e diabetes, enquanto o consumo elevado de sal pode contribuir para a hipertensão. E não é somente o sal e o açúcar que colocamos nas refeições que são contatos. Por isso, leia os rótulos dos alimentos e escolha opções com baixo teor de açúcar e sódio. 

  1. Prefira grãos integrais

Troque produtos feitos com farinha refinada por versões integrais, como pão integral, arroz integral e massas integrais. Grãos integrais são ricos em fibras, vitaminas e minerais, e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.

  1. Invista nos vegetais

Os vegetais são fontes ricas de vitaminas, minerais e fibras. Inclua-os em todas as refeições, se possível. Uma dica é encher metade do prato com vegetais em cada refeição principal. Há uma variedade enorme de cores, sabores e preparos desses alimentos. Por isso, escolha os seus preferidos e tente incluir nas suas refeições. 

  1. Planeje suas refeições

Ter um plano alimentar pode ajudar a evitar escolhas impulsivas e pouco saudáveis. Planeje suas refeições e lanches com antecedência, incluindo opções nutritivas e equilibradas. Outro dica é montar um cardápio da semana. Além de economizar tempo com aquela decisão do que comer no dia, um planejamento ajuda a manter as refeições mais saudáveis. 

  1. Cozinhe em casa

Preparar suas próprias refeições permite que você tenha controle total sobre os ingredientes utilizados. Isso ajuda a reduzir o consumo de gorduras saturadas, açúcares e aditivos artificiais presentes em muitos alimentos processados. Novamente: sempre é possível abrir exceções. Não há problemas em comer de vez em quando fora de casa, mas isso não precisa ser um hábito do dia a dia. Se você trabalha fora, por exemplo, a sugestão é levar uma marmita. 

  1. Esteja ciente dos seus objetivos

Lembre-se de que cada pessoa tem necessidades nutricionais únicas. Consultar um profissional de saúde, como um nutricionista, pode ajudar a criar um plano alimentar adequado aos seus objetivos, necessidades e condições de saúde.

Adotar uma alimentação mais saudável requer comprometimento e paciência. Pequenas mudanças ao longo do tempo podem resultar em grandes melhorias na sua saúde geral. O equilíbrio é a chave, mas permita-se desfrutar de momentos ocasionais, sem comprometer o progresso em direção a uma alimentação mais saudável.

Read Previous

Festa Italiana chega a Jaguariúna para relembrar a rica cultura dos imigrantes

Read Next

Inscrições para as oficinas gratuitas de cinema do Projeto Curta Jovem terminam em 1º de setembro