Jornal de Campinas

Premiação “25 Mulheres na Ciência” tem inscrições prorrogadas até 10 de dezembro

3M Divulgacao

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: 3m25mujeresenlaciencia.org./3M_Divulgação

Programa “25 Mulheres na Ciência” promovido pela 3M já reconheceu 125 pesquisadoras e cientistas na América Latina; nova edição tem inscrições prorrogadas

 

3M Divulgacao

Iniciativa tem foco em mulheres na Manufatura /Divulgação

O programa “25 Mulheres na Ciência”, promovido pela 3M, chega à sua 6ª edição com as inscrições prorrogadas até o dia 10 de dezembro, em busca de mulheres profissionais, técnicas ou cientistas da América Latina que promovam a transformação da manufatura por meio da aplicação da ciência, da engenharia, da tecnologia ou da matemática. O objetivo é dar visibilidade e divulgar as histórias e os projetos mais inspiradores que impulsionam a transformação do setor.

Para quem vive a rotina dos laboratórios, o prêmio atua como um divisor de águas na carreira e na autoestima profissional. É o caso de Victória Louise dos Santos, doutoranda em Biotecnologia Industrial pela Universidade Tiradentes (Unit-SE), premiada em 2025 pelo desenvolvimento de um curativo inovador que, ativado por luz, combate o câncer de pele.

A vez das Mulheres na Manufatura

Para continuar impulsionando trajetórias brilhantes como as de Victória, Gabrielle e Érika, a 3M anuncia a abertura da 6ª edição do programa, que este ano traz como tema central “Mulheres na Manufatura”. As inscrições foram prorrogadas até 10 de dezembro.

O objetivo é mapear e dar luz a projetos liderados por mulheres que aplicam conhecimentos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para revolucionar a indústria – seja através da digitalização, sustentabilidade, eficiência energética, manufatura ou segurança. o Brasil, a permanência das mulheres em carreiras STEM ainda é um grande desafio: em 2023, apenas 27% das mulheres que ingressaram em cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática concluíram a formação, segundo levantamento da Agência Brasil.

“A presença feminina na manufatura é um vetor estratégico para a inovação. Em um cenário de fábricas inteligentes e crescente uso da IA, a diversidade de perspectivas impulsiona soluções mais eficientes e seguras. Incluir mais mulheres nesse ecossistema fortalece a capacidade do setor de inovar com responsabilidade”, afirma Ana Sbaglia, gerente do site de Ribeirão Preto e líder do Grupo de Liderança Feminina da 3M Brasil.

O recorte temático atende a uma demanda urgente de mercado. No Brasil, as mulheres representam cerca de 24,2% da força de trabalho na indústria (SENAI, 2025). Embora a presença feminina na liderança industrial tenha crescido para 31,8% (CNI/RAIS), ainda há um vasto potencial a ser explorado: 81% dos brasileiros concordam que as mulheres têm um potencial inexplorado em carreiras STEM, segundo o Índice do Estado da Ciência 2025 (SOSI).

Como participar

As inscrições para a edição de 2026 estão abertas até o dia 30 de novembro de 2025. Podem participar cientistas, técnicas e pesquisadoras da América Latina que possuam projetos com aplicação direta no setor manufatureiro e que já tenham ao menos um protótipo ou teste piloto.

As 25 vencedoras receberão reconhecimento oficial da 3M, visibilidade em canais de mídia e farão parte do livro digital comemorativo do projeto. O anúncio será feito em 11 de fevereiro de 2026, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: 3m25mujeresenlaciencia.org.

 

Read Previous

Primeiro livro interativo com o leitor é lançado em Campinas