Jornal de Campinas

PUC-Campinas recebe a 1º edição do Seminário de Economia de Impacto da RMC

Seminario PUC Divulgacao

Seminário PUC_Divulgação

O espaço Manacás da PUC-Campinas recebe no próximo dia 20 de agosto, das 14h às 21h30, o 1º Seminário de Economia de Impacto da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com convidados representantes locais e regionais dos setores público e privado. O público universitário também poderá participar das atividades abertas ao longo da programação noturna, com cases que demonstram o potencial da Economia Circular & ESG, que apresentam uma nova lógica pautada pelo Desenvolvimento Sustentável da nossa região.

 

Sobre o Seminário

Realizado pela Escola de Economia e Negócios (EcoN), através do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, em parceria com a Coalizão pelo Impacto Campinas, o SENAI Campinas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, o seminário tem como comissão organizadora a própria EcoN, a Coalizão pelo Impacto Nacional, a Inova Unicamp, a 2.5 Ventures e a associação de entidades filantrópicas – a Integra Campinas.

 

Um de seus objetivos é a disseminação da agenda da economia de impacto (modelo econômico que busca equilibrar o desempenho financeiro com a geração de benefícios sociais e ambientais positivos) junto aos atores locais (poder público, empresas e academia). Além disso, está na pauta o incentivo a adesão dos empreendedores de impacto e dos governos municipal e estadual à Estratégia Nacional da Economia de Impacto (Enimpacto), o que beneficiará a articulação das empresas da RMC que possuem pauta ativa em ESG (sigla, em inglês, para environmentalsocial and governance e que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização), descarbonização e economia circular.

 

 

 

A Coalizão pelo Impacto Nacional terá a presença outros representantes para apresentarem as políticas de estado em nível federal e estadual, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; a Secretaria de Inovação do Estado de São Paulo; e o Sistema Nacional da Economia de Impacto (Simpacto).

 

 

Programação e local do evento

 

A programação do Seminário será precedida por um almoço executivo no Hub Gastronômico da Universidade, que será oferecido a prefeitos da RMC e líderes da indústria regional. Às 14h, será realizada a reunião multilateral de atores nacionais e lideranças locais da região de Campinas no espaço Manacás e, à noite, das 19h às 21h, cases de ESG e economia circular do setor privado da RMC serão apresentados no mesmo local.

 

 

Read Previous

Café Filosófico debate impactos da hiperconectividade na saúde mental de jovens