Vereador Nelson Hossri autor do projeto (Dívulgação/CMC)
Medida é exigida para estabelecimentos que oferecem apenas cardápio digital e não têm na forma impressa
Os vereadores de Campinas aprovaram Projeto de Lei que obriga restaurantes, churrascarias, hamburguerias e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas que oferecem apenas cardápios digitais a disponibilizar acesso gratuito à Internet aos clientes.
O projeto é de autoria do vereador Nelson Hossri (PSD) e foi aprovado em primeira discussão, na noite desta segunda-feira (3). Para se tornar lei, o PL terá que ser aprovado em segundo turno e sancionado pelo prefeito Dário Saadi.
De acordo com a proposta de Hossri, quando o cliente não tiver um aparelho celular para acessar o cardápio e não houver versão impressa (cardápio convencional em papel), o estabelecimento terá que emprestar um aparelho para que o menu acessado pelo cliente.
Nelson Hossri explicou que “o principal objetivo do Projeto de Lei é evitar constrangimentos para os clientes nos restaurantes, que deverão disponibilizar junto ao QR Code as informações da rede wi-fi disponível e senha”. O parlamentar reconhece que há enormes vantagens no cardápio digital, que possibilita usar imagens mais atrativas, reduz a margem de erros nos pedidos, dá mais flexibilidade para renovar o cardápio, maior autonomia aos clientes e economia com impressão. “No entanto, muitas vezes o cliente não leva com ele um o smartphone ou está sem sinal dentro do estabelecimento”, pontua o vereador.