Jornal de Campinas

Jornada artística no CIS Guanabara aborda ressocialização em penitenciária feminina

Evento é promovido pela Associação OndulArte, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

A Associação OndulArte, através da Coordenadoria Técnica do Projeto OndulAções, promove a II Jornada Ondulações “Lançando-se ao mundo”, no dia 27 de maio, das 9h30 às 18h, na Estação CIS Guanabara, que fica na Rua Mário Siqueira, 829, bairro Botafogo, Campinas.

O acesso ao evento é gratuito. E serão bem-vindas doações de uma caixa de leite ou um quilo de alimento não perecível, para doação à comunidade, ou uma peça de roupa para campanha do agasalho da entidade. 

A programação envolve diversas manifestações artísticas, em homenagem ao trabalho de ressocialização e incentivo à cultura desenvolvido na Penitenciária Feminina de Campinas, pela professora Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira, com a participação do Projeto OndulAções. 

A ação é possível graças ao espaço cedido pelo CIS/Unicamp com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria Municipal de Educação, da Revista LiteraLivre, da Uli – Produções Artísticas, da Cia Cenarte e de voluntários da Associação/Projeto. 

Workshop 

A II Jornada “Lançando-se ao mundo”, conta com palestra, exposição de artes plásticas e lançamento de Edição Especial da Revista Litera-Livre, sobre a atuação da Associação OndulArte/Projeto OndulAções no Sistema Prisional; oficinas literárias e workshop aberto de contação de histórias para professores e demais interessados, palco aberto para declamações de poesias e música.

Livro de presente

Aos participantes também serão ofertados livros do Projeto de Incentivo à Leitura “Um livro por um sorriso”. Haverá workshop, ministrado pelo professor Ulisses Junior, proprietário da ULI – Produções Artísticas e gerente dos Departamentos de Contação de Histórias e de Artes Circenses da Coordenadoria Técnica do Projeto OndulAções. É uma oportunidade para professores, contadores e interessados no tema aprimorarem seus conhecimentos na arte de contar histórias.

As crianças também são bem-vindas e serão presenteadas com duas sessões de contação de histórias, pelos contadores de histórias, da Associação OndulArte/Projeto OndulAções

 A programação completa pode ser conferida em https://www.facebook.com/Projetoondulacoesassociacaoondularte

Programação 

9h30 – Cerimônia de Abertura do evento 09h50 – Palestra “Essas mulheres inspiradoras” Psicopedagoga Elisande de Lourdes Quintino de Oliveira 

10h20 – Abertura da Exposição “A mulher da Penitenciária Feminina de Campinas e a Arte” Responsáveis: Célia Paulino, Elisande de L. Q. de Oliveira e Teresa Azevedo 

10h40 – Coffee-break 

11h – Lançamento da Edição Especial da Revista “LiteraLivre”: “Projeto Ondulações/Associação OndulArte no Sistema Prisional” 

Editora-chefe: Ana Rosa Santana (10h20 às 11h – 1ª Sessão de Contação de Histórias) 

11h30 – Intervalo para almoço 

13h – Oficinas literárias: CamaquIano e Trovas 

14h – Palco aberto (interessados deverão procurar a Comissão Organizadora no início do evento) 

15h – Coffee-break 

15h20 – Oficina de Pintura– Cassandra MR Valverde 

15h40 às 18h – 2ª Sessão de Contação de Histórias, iniciando Workshop Aberto para pais, responsáveis, contadores de histórias e educadores “Histórias de Amor para Mulheres e Homens que Educam” – Parte 2 Professor Ulisses Junior

 Serviço

II Jornada Ondulações “Lançando-se ao mundo” 

Quando: Dia 27/05, das 9h30 às 18h 

Onde: Estação Guanabara – Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas/SP

Read Previous

Índice de emprego em Campinas registra alta em março, em relação a 2021

Read Next

Colégio Rio Branco doa 129 quilos de roupas para a Campanha do Agasalho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *