Vários trechos da nossa região têm o trânsito dificultado por conta de obras do BRT (Bus Rapid Trânsit – transporte rápido por ônibus), entre eles ruas dos bairros Botafogo, Bonfim e Jardim Aurélia, onde acontecem as obras e também a construção do grande viaduto que promete ser o novo cartão postal da cidade. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a entrega dos corredores finalizados está prevista para o primeiro semestre de 2020.
O primeiro viaduto com ponte estaiada (suspensa por cabos de aço) em Campinas, que está em construção na região próxima à rodoviária, entre as avenidas Barão de Itapura e Governador Pedro de Toledo, mudará a mobilidade urbana. A ponte faz parte de um grande complexo viário de um total de cinco viadutos para dar acesso aos terminais de passageiros do transporte público. Em conjunto, os viadutos permitirão o acesso dos ônibus do Terminal Mercado até a Estação Rodoviária de Campinas, e também o acesso da Rua Marques de Três Rios até a Avenida Governador Pedro de Toledo e ao Terminal Rodoviário “Ramos de Azevedo”. Serão 118 metros de extensão por 12,8 metros de largura, com duas faixas de rolamento exclusivas para atender os corredores de ônibus rápidos. Já as obras do BRT, iniciadas em junho de 2018, têm um percurso muito mais extenso. A elaboração dos projetos e realização das obras dos três corredores do ônibus rápido foram divididas em quatro lotes. O que está em execução compreende o trecho 1 do Corredor Campo Grande, que é a ligação entre a região central até a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo corredor perimetral, com 4,1 km. O sistema atenderá passageiros dos Terminais Campo Grande e Ouro Verde, com estações de transferência, embarque, desembarque e sistema de pagamento exclusivos. A Emdec disponibiliza um canal de comunicação atualizado para informar interdições e desvios em decorrência destas obras e de outras na cidade. O motorista pode ligar para 118, opção 8, e ainda informar-se no www.emdec.com.br/Fale Conosco Emdec.