Ação visa auxiliar na recuperação de duas nascentes
No mês de novembro, a Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) reforça a importância da conscientização e preservação ambiental. A empresa tem realizado o plantio voluntário de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para o projeto de restauração florestal de duas nascentes localizadas na Unidade de Conservação – Área de Proteção Ambiental – APA de Campinas, dentro da Fazenda Atalaia, região de Sousas. Até o final do ano, devem ser plantadas 8.000 mudas em uma área de aproximadamente quatro hectares.
A ação voluntária faz parte do projeto promovido pelo Governo do Estado, nomeado Programa Nascentes, criado para impulsionar a restauração ecológica em áreas prioritárias, promovendo a proteção e conservação de recursos hídricos e da biodiversidade. Desde março, foram plantadas quase 1.640 mudas em Campinas pela Centro Ambiental, empresa contratada pela Comgás.
Além de auxiliar na recuperação das nascentes no município, o projeto contribuirá na diminuição das emissões de gases de efeito estufa, como forma de compensação ambiental. “Serão compensadas aproximadamente 1.400 toneladas de CO2eq emitidas por nossas operações em 2019”, comenta José Cláudio Coutinho, Gerente de Integridade de Ativos da Comgás.
A companhia destaca, ainda, que a medida contribui também para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030 – em pelo menos quatro metas: água potável e saneamento; ação contra a mudança global do clima; vida terrestre; e parcerias e meios de implementação.