O Centro de Apoio à Educação Inclusiva foi entregue, de forma virtual, na tarde desta terça-feira, 24 de novembro. O novo espaço pedagógico vai aprimorar o ensino dos alunos da educação especial. O prédio é totalmente acessível, o que inclui elevador, e vai funcionar na avenida Carolina Florence, 1.145, Vila Nova. O prédio foi adquirido e reformado pela Secretaria de Educação.
Os alunos serão recebidos no Centro de Apoio no contraturno da escola regular. Antes, eles desenvolviam as atividades complementares nas próprias unidades escolares. Agora, terão um centro específico para desenvolver essas habilidades.
Atualmente, a rede municipal de ensino tem 1.300 alunos especiais matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental. São crianças com necessidades auditiva, visual, motora, intelectual, Síndrome de Down, autismo, altas e múltiplas habilidades.
Avanços
O Centro de Apoio à Educação Inclusiva abrigará: o Centro de Altas Habilidades e Superdotação; o Centro de Produção de Materiais Adaptados; o Centro de Formação em Educação Inclusiva voltado aos profissionais da rede municipal; o Centro de Memória da Educação Inclusiva, que contará toda a história e avanços da educação especial nas escolas municipais.
Também terá estúdio para a produção de filmes e audiodescritivos, com interpretação em libras; laboratórios de informática, música, artes e robótica; sala de recursos multifuncional com capacidade para 30 alunos. O Centro também fará a gestão do material pedagógico, mobiliário e de suporte de toda a educação inclusiva da Rede Municipal.
A secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, disse que o “Centro é um orgulho muito grande porque a educação especial em Campinas tem história muito bonita”. Ela também lembrou que Campinas é referência no País em educação especial e a rede municipal de ensino é uma das mais avançadas nessa área.
O Centro de Apoio à Educação Inclusiva buscará parcerias com universidades, museus, institutos para estimular os alunos a desenvolver seus talentos.