Jornal de Campinas

Campinas Decor anuncia realização da mostra de setembro a novembro de 2021

Fachada do Cotuca, na Rua Culto a Ciência/Divulgação

Em edição histórica, a 25ª Campinas Decor marcará a recuperação do prédio do Cotuca, projetado por Ramos de Azevedo, e será realizada cumprindo todos os protocolos de saúde

A edição histórica de aniversário de 25 anos da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, será realizada de 3 de setembro a 2 de novembro de 2021 no antigo prédio do Cotuca, cumprindo todos os protocolos de saúde. A nova data para a realização do evento que permitirá a volta do Colégio Técnico de Campinas – Unicamp para o imóvel na Rua Culto à Ciência foi definida oficialmente nesta segunda semana de julho em virtude da melhora nos indicadores da pandemia de Covid-19 no município e do avanço da vacinação da população.

Pelo calendário oficial, a 25ª edição do evento teria sido realizada nos meses de maio e junho de 2020, mas em função da pandemia, havia sido adiada indefinidamente até que o momento fosse considerado seguro para estabelecer um novo período. Com a decisão tomada em conjunto pelas diretorias da Campinas Decor e do Cotuca, as obras de preparação da mostra estão sendo retomadas.

“Estamos muito felizes em poder fazer esse anúncio e confiantes de que poderemos finalmente realizar nossa mostra com segurança de todos os envolvidos, lembrando que cumpriremos todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel, aferição da temperatura dos visitantes, controle do número de pessoas presentes não só no prédio como um todo, mas em cada um dos ambientes da mostra”, explica Sueli Cardoso, diretora da Campinas Decor.

Em sua 25ª edição, a Campinas Decor reforçará sua política de recuperação de construções do patrimônio público para devolvê-las à sociedade. Fechado desde 2014 por falta de condições de uso, o imponente prédio localizado no número 177 da Rua Culto à Ciência, na região central de Campinas, irá abrigar cerca de 60 ambientes internos e externos preparados por renomados profissionais do setor na cidade e região, exibindo as tendências e o que há de mais moderno em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo. O público poderá conferir diversas salas, suítes, apartamentos, lofts, banheiros e terraços, além de jardins e espaços comerciais e de uso dos visitantes.

Prédio de valor histórico

Construído no início do Século 20, o complexo do Edifício “Bento Quirino” foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e de 1967 a 2014 abrigou o colégio. Trata-se uma grandiosa construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiro‑arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851‑1928), considerado responsável pela introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar à luz dos ideais de ensino republicanos. 

O Cotuca vem funcionando em imóvel alugado no bairro Taquaral desde agosto de 2014, devido à interdição em fevereiro daquele mesmo ano do prédio doado pelo abolicionista Bento Quirino dos Santos, com breve interim das atividades no campus da Unicamp em Barão Geraldo.  

Restauração 

Graças ao convênio firmado entre Campinas Decor e Unicamp, o imóvel com área total de quase 7 mil metros quadrados foi reformado e modernizado para que as atividades estudantis possam retornar ao local após o término da mostra.  No total, estima-se um investimento de R$ 12 milhões na recuperação do prédio e preparação da mostra, cotizados entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores. As obras de recuperação do imóvel já foram concluídas e entregues oficialmente para a Unicamp em uma solenidade realizada no final de fevereiro de 2021.

Serviço:

25ª Campinas Decor

Quando: de 3 de setembro a 2 de novembro de 2021

Onde: Rua Culto à Ciência, 177, Campinas

Telefone para informações: (19) 3255-7744

www.campinasdecor.com.br

Read Previous

Vacinação contra a Covid-17 passa de 766 mil doses em Campinas

Read Next

Obra composta há 304 anos será apresentada no Teatro Castro Mendes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *