Jornal de Campinas

População de Campinas tem até o dia 31/12 para inscrever projetos no Prêmio Os Movimentos das Cidades

O Teatro Castro Mendes recebe, no dia 3 de novembro, qua

Campinas é um importante centro de cultura

O estudo “Os movimentos das Cidades”, feito pela agência Virtù em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), e apoio do Grupo CCR, revelou que Campinas é uma cidade inovadora e com infraestrutura de ponta. Porém, ainda apresenta desafios na saúde e na burocracia de novos negócios. A parceria lança agora o “Prêmio Os Movimentos das Cidades”, iniciativa que vai destinar R$ 10 mil e consultoria para o projeto que apontar as melhores soluções para os desafios locais.

O “Prêmio Os Movimentos das Cidades” conta com conteúdo multimídia, com podcasts, infográficos e vídeos apresentados pelo jornalista Marcelo Tas para mobilizar empresas e entidades públicas e privadas, o Terceiro Setor e moradores dos municípios de Campinas, Sorocaba, Osasco, Barueri, Louveira, Tatuí, Águas da Prata, Avaré, Itapeva e Bragança Paulista.

Leia também: SAMU recebe duas motolâncias zero- quilômetro para substituição de frota

Para relembrar, o estudo identificou alguns desafios que precisam ser enfrentados para melhorar o ambiente empreendedor campineiro. Os principais gargalos diagnosticados pelo levantamento foram a baixa cobertura de saúde e a burocracia, que coloca alguns obstáculos para quem quer investir em novos negócios. De acordo com o Ranking do CLP, para se abrir uma empresa em Campinas leva-se em torno de dezesseis dias, enquanto a média nacional é de quatro.

Esses e outros desafios podem ser temas para o projeto de melhoria local a ser inscrito na premiação. Poderão participar ONGs, pessoas físicas e startups que não estejam ligadas ao poder público e que tenham projetos urbanos com engajamento público, privado e cívico, para solucionar os desafios das cidades. A seleção será feita por meio de um Comitê Técnico formado por integrantes da Rede de Lideranças do CLP.

O prêmio irá selecionar uma iniciativa vencedora em cada uma das dez cidades paulistas participantes do estudo. Os ganhadores vão receber seis semanas de mentoria e R$10.000,00 para serem investidos no desenvolvimento da solução. Haverá, em janeiro de 2022, um evento na sede da CCR em São Paulo para premiar os vencedores, com apresentação de Marcelo Tas. Ao final dos treinamentos, em março, cada iniciativa fará também uma apresentação para uma banca de convidados especiais do CLP e da CCR.

“O que me atraiu no prêmio foi a valorização da criatividade e colaboração para encarar desafios complexos da vida urbana. São cidades que em diferentes épocas usaram inovação para se manterem atuais. Sou filho do interior de São Paulo, nascido em Ituverava, região de Ribeirão Preto. Me senti honrado em colaborar para a criação e produção da série educativa Os Movimentos das Cidades onde contamos a história de dez municípios sob o viés da mobilidade e inovação. É uma alegria ver os conteúdos se expandindo para uma nova fase, para o fomento de ações práticas que podem contribuir para o desenvolvimento dessas cidades valorizando a produção colaborativa local”, declara Marcelo Tas.

JORNAL DO CASTELO

Read Previous

Programa ‘Em Dia com a Sanasa’ é estendido e vai até o dia 15 de janeiro

Read Next

Ciclovia externa da Lagoa do Taquaral é recapeada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *