Jornal de Campinas

Ciclovia externa da Lagoa do Taquaral é recapeada

Ciclovia da Lagoa do Taquaral, que abriga a réplica da caravela, é recapeada

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas iniciou nesta semana o recapeamento dos seis quilômetros de pista da ciclovia externa da Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), na Avenida Dr. Heitor Penteado. Cerca de 20 mil pessoas utilizam a ciclovia aos finais de semana.  Todo o trabalho consumirá 800 toneladas de massa asfáltica. O investimento total será de R$ 550 mil. É a primeira ação de recapeamento da via. Os recursos e a mão de obra são da Secretaria de Serviços Públicos.  

Leia também: SAMU recebe duas motolâncias zero- quilômetro para substituição de frota

O recape consiste na retirada do asfalto deteriorado, na execução do fresamento do solo e na aplicação de uma nova massa asfáltica. A fresagem é o arranhamento do solo que serve para criar uma aspereza no piso, essencial para proporcionar a aderência na hora de aplicar a nova camada de asfalto.  Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella, a fresagem e o recape foram necessários para substituir o pavimento antigo que apresentava trincas e buracos devido ao desgaste pela ação do tempo.

“Trata-se do cuidado e preocupação com a mobilidade urbana sustentável, uma clara preferência, demonstrada pelo número de pessoas que utilizam a ciclovia para atividade física”, afirma Paulella.  Durante a realização das obras, que devem ser finalizadas na próxima semana, a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizam bloqueios parciais na pista, entre 8h30 e 17h30. Neste período, agentes da mobilidade urbana sinalizam o trecho e orientam os usuários do transporte público coletivo.

JORNAL DO CASTELO

Read Previous

População de Campinas tem até o dia 31/12 para inscrever projetos no Prêmio Os Movimentos das Cidades

Read Next

Verão e férias: como cuidar dos seus pets?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *