Jornal de Campinas

Serviços municipais que irão funcionar durante o Carnaval

Campinas Chapadão

Região em crescimento com muitos eventos de peso

A Prefeitura de Campinas manterá o plantão de serviços essenciais durante o feriado prolongado de Carnaval. O expediente normal nas repartições públicas será encerrado na sexta, 25 de fevereiro, às 18h, e retomado na Quarta-feira de Cinzas, dia 2 de março, às 14h.  Veja a relação de serviços, horários de funcionamento e códigos telefônicos para solicitar atendimentos emergenciais durante o feriado prolongado:

  Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.  Guarda Municipal – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O contingente poderá ser acionado por meio do Disque Guarda Municipal 153.  

Sanasa/Água e Esgoto – A Sanasa encerra o expediente administrativo na sexta-feira, 25 de fevereiro, às 17h, e retoma na quarta-feira, às 14h. Mas haverá equipes de plantão para serviços emergenciais, que podem ser acionadas pelos telefones 3735-5000 e o 0800 7721195. Esses setores funcionarão normalmente no feriado.  

Mercado Municipal – No sábado, 26 de fevereiro, o Mercadão abrirá das 7h às 16h; no domingo, 27 de fevereiro, das 7h às 12h; na segunda-feira, 28 de fevereiro, das 7h às 18h; terça-feira, 1º de março, das 7h às 12h e quarta-feira, 2 de março, das 7h às 18h.  Feiras livres – Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 6h às 13h. Para informações de cada feira, acesse https://setec.sp.gov.br/site/solo-feira . 

 Feiras noturnas – Também serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume, das 17h às 22h. Para outras informações, acesse https://setec.sp.gov.br/site/solo-feira-noturna . 

 Cemitérios municipais – funcionamento normal: atendimento das 8h às 16h30. Visitação das 7h às 17h. 
Bosques e Parques – Os 25 parques e bosques da cidade funcionam normalmente sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval (inclusive o Bosque dos Jequitibás, que estará fechado, excepcionalmente, na quarta-feira de cinzas, dia 2 de março).  

Torre do Castelo – A Torre do Castelo permanecerá fechada a partir de sábado e só reabrirá para visitação às 14h de quarta-feira, 2 de março.  

Praças de Esportes – As 30 praças de esporte funcionam sábado, 26 de fevereiro, e domingo, 27 de fevereiro, permanecem fechadas segunda-feira, 28 de fevereiro, e terça-feira, 1º. Na quarta-feira de cinzas, 2 de março, abrem a partir das 14h.  

Sistema de Atendimento 156 – Encerrará o expediente administrativo na sexta-feira, 25 de fevereiro, às 18h, e retornará na quarta-feira, às 14h. 

 Coleta de lixo domiciliar (limpeza urbana) – Sábado, 26 de fevereiro, e segunda-feira, 28 de fevereiro, haverá coleta normalmente.  Domingo, 27 de fevereiro, não haverá coleta. Terça-feira, 1º de março, será feita coleta apenas nos setores alternados, e não haverá o serviço noturno. 

 Coleta de resíduos hospitalares – Será feita todos os dias, com exceção do domingo.  

Coleta seletiva – No feriado de Carnaval, terça-feira, 1º de março, não haverá coleta seletiva. Sábado, 26, e segunda-feira, 28, os serviços seguem conforme rotina. Domingo não há coleta seletiva.  

Varrição – Domingo, 27 de fevereiro, e terça-feira, 1º de março, a varrição estará em sistema de plantão. Nos demais dias (sábado, 26, e domingo, 28) os serviços seguem conforme rotina.  

Sistema Público de Saúde – Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, assim como o Samu e as Unidades de Pronto Atendimento Campo Grande, São José e Anchieta funcionam normalmente, com atendimento 24 horas. 

No sábado, 26 de fevereiro, estarão abertas apenas as unidades que funcionam normalmente aos sábados: Centros de Saúde Parque Valença, Jardim Florence, Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, União dos Bairros, DIC 1, Santo Antônio, Vila Ipê, São Quirino e Jardim Aurélia. As demais unidades estarão fechadas. Domingo, dia 27; segunda-feira, 28 de fevereiro, e terça-feira, dia 1º de março, todos os centros de saúde permanecerão fechados. Na quarta-feira, 2 de março, todos os serviços funcionam a partir das 13h.

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As unidades do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) do centro e dos postos Agiliza do Campo Grande e Ouro Verde atendem até sexta-feira, 25 de fevereiro, às 16h30, e retomam na quarta-feira, 2 de março, às 14h.  C

easa – Campinas – A área administrativa da Ceasa, o Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar encerrarão suas atividades na sexta-feira, dia 25 fevereiro, às 16h22 e retomarão suas atividades na quarta-feira, dia 2 de março, às 12h.  
O Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) funcionará na segunda, dia 28 de fevereiro, das 7h às 16h48 e na terça, dia 1 de março, das 8h à 13h. O retorno das atividades será na quarta-feira, dia 2 de março, às 7h.  O Mercado de Flores funcionará na segunda, dia 28 de fevereiro, das 8h às 16h30 e na terça, dia 1 de março, das 8h às 13h. A operação normal retorna na quarta-feira, dia 2 de março, às 8h.  O Mercado de Hortifrúti funcionará na segunda, dia 28 de fevereiro, e na terça, dia 1 de março, das 7h à 13h30 para o público em geral. O atendimento retorna na quarta-feira, dia 2 de março, às 8h.  
Trânsito e transporte coletivo – A Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantêm ativos os serviços essenciais e de emergência durante o feriado prolongado em que é comemorado o Carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º e 2 de março (segunda, terça e quarta-feira de cinzas). As equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente. 
As solicitações podem ser feitas pela população pelo telefone 118; no site da Emdec, em www.emdec.com.br, seção “Fale Conosco”; e também por meio do aplicativo para celular da Emdec, disponível para os sistemas Android e iOS. O atendimento no Pátio é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.  P

AI-Serviço – O Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI-Serviço) prossegue com os atendimentos, em especial os relacionados aos serviços de saúde. Não haverá alteração no cronograma regular de agendamento, durante o feriado.  O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida e com restrição severa de mobilidade. Atende pelo telefone 118 e também está disponível no aplicativo da Emdec para celular. 

 Pátio/Emdec – O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o feriado prolongado de Carnaval. As liberações de veículos ficam suspensas no período, retornando na quarta-feira, dia 2 de março, a partir das 14h.  O atendimento do Pátio fica na Rua Antônio Manuel, nº 50, na Vila Industrial. A via é perpendicular à Rua Dr. Salles Oliveira. O telefone para contato também é o 118, o “Fale Conosco Emdec”. O atendimento no Pátio é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.  

Procon – Os atendimentos no telefone 151, bem como nas unidades do Procon no Poupatempo Campinas Shopping, não serão realizados na segunda-feira, 28 de fevereiro e terça-feira, 1º de março. A volta acontece na quarta-feira, 2 de março, às 12h.  Os atendimentos no 151, no Procon Móvel, bem como nas unidades de atendimento do Agiliza e sede administrativa seguem o expediente da Prefeitura: terminam na sexta-feira, 25 de fevereiro, e voltam na quarta, dia 2, às 12h.  O site do Procon, acessível em https://procon.campinas.sp.gov.br, funciona todos os dias para receber o registro de reclamações dos consumidores.  

Ouvidoria Geral do Município – Funciona até sexta-feira, 25 de fevereiro, às 16h. Sábado (26) e domingo (27) não funciona, como de costume. Não haverá atendimento presencial e telefônico na segunda, 28 de fevereiro e na terça-feira, 1º de março. As atividades serão retomadas na quarta-feira, 2 de março, às 12h.  As manifestações poderão ser encaminhadas pelo canal digital https://ouvidoria.campinas.sp.gov.br.

Read Previous

Campinas terá ambulatório móvel para atendimento gratuito a cães e gatos

Read Next

Poemas retratam intimidade do feminino a partir de obras de Edward Hopper

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *