Jornal de Campinas

Sociólogo lança livro sobre a pandemia no Brasil

Capa do Livro Pandemia no Brasil_Divulgação

O livro “Pandemia no Brasil. Fatos, falhas… e atos”, do sociólogo Gustavo Gumiero, será lançado no dia 31 de marçona Livraria Leitura do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, SP. A obra é resultado de dois anos de trabalho do autor, que acompanhou diariamente as notícias sobre a propagação da covid-19 e, sobretudo, como as autoridades brasileiras lidaram com o combate ao vírus.

No livro, o sociólogo faz uma minuciosa investigação de como o Governo Federal atuou para reduzir a importância da covid, patrocinando medicamentos sem eficácia comprovada e atrasando a negociação por vacinas. O sociólogo traz ainda sua visão sobre o que motivou essas ações e traça um perfil do presidente Jair Bolsonaro.

Outros acontecimentos, como a CPI da Covid, o abalo na economia e o cenário político para as eleições que se avizinham, também não escaparam do olhar analítico do autor.

Dividido em dez capítulos, “Pandemia no Brasil. Fatos, falhas… e atos” traça um retrato bastante realista desse momento único na história. Gustavo Gumiero leva o leitor a refletir sobre como a história poderia ter sido diferente com uma condução mais humana por parte de Bolsonaro e sua equipe de governo.

Analise dos dois anos de pandemia no Brasil

Desde 2020 a pandemia de covid-19 ocupa o noticiário mundial diariamente. As pessoas habituaram-se a ler, ver e ouvir sobre números. De mortos, infectados, vacinados, curados. A pandemia é o acontecimento desse milênio que estará nos livros de história. E mesmo tão debatido, o tema ainda rende análises. Muitas delas de extrema necessidade, como é o caso da obra do sociólogo Gustavo Gumiero, que está sendo lançado: “Pandemia no Brasil. Fatos, falhas… e atos”.

O autor passou os últimos dois anos mergulhado na profusão de informações diárias em torno da covid, especialmente na forma como o Governo Federal lidava com a pandemia. Sua obra faz um relato bastante didático dos acontecimentos desse período, indo desde os primeiros casos no país até a crise econômica na qual o Brasil mergulhou. O autor traz em cada um dos dez capítulos do livro análises lúcidas que jogam luz sobre os fatos e levam o leitor à reflexão. Especialmente estarrecedor é o capítulo “O Fazer morrer”, em que usando como premissa o pensamento do filósofo Achille Mbembe, Gustavo conclui que o governo agiu de forma deliberada. “O fazer morrer do soberano, na pandemia, implicou um movimento ativo, uma política de atos deliberados como, por exemplo, o impedimento de socorro financeiro e ajuda aos estados e municípios no combate à pandemia”, afirma Gustavo Gumiero.

Com um olhar crítico, o sociólogo aponta as falhas de Jair Bolsonaro e sua equipe e permite um vislumbre de como a história poderia ter sido diferente. Se o negacionismo não tivesse sido o caminho adotado desde o início, menosprezando o poder do vírus que tomava o mundo de assalto, o Brasil poderia ter sido uma referência no combate à covid. Mas a história não é feita de hipóteses e sim de realidades. E a realidade é que o país ficou menor com a pandemia, perdendo prestígio, respeito e vidas, milhares de vidas.

O protagonismo do país deu-se por conta das desastrosas decisões dos governantes, em especial do presidente da República. Essas conclusões são apresentadas em “Pandemia no Brasil. Fatos, falhas… e atos” acompanhadas de argumentos embasados em fatos e documentos e complementadas por diagnósticos que utilizam visões sociológicas e filosóficas.

Gustavo Gumiero, embora escreva sobre um fenômeno ainda em curso, consegue produzir uma obra atemporal pela característica histórica com que teve o cuidado de prepará-la, contextualizando os temas. Um assunto tão relevante como a pandemia merecia esse retrato realista que o sociólogo apresenta em seu livro.

O autor acredita que é necessário registrar esse momento para que as futuras gerações possam entender o que ocorreu a partir de março de 2020. 

“Pandemia no Brasil. Fatos, falhas… e atos” está sendo lançado pela Editora Mostarda e estará à venda nas lojas físicas e online do Brasil.

Read Previous

Antonio Nóbrega traz a cultura popular para o palco da Unicamp

Read Next

Principais direitos dos consumidores e inclusive nos tratamentos pós-covid

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *