Jornal de Campinas

CBAt e Unicamp celebram parceria para cursos de pós em atletismo

Vestibular 2023 da Unicamp terá participação de candidatos de várias regiões do Brasil

Balão de entrada da Universidade de Campinas/ Clovis Cordeiro

 A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – assinaram nesta segunda-feira (4/4) termo de compromisso para o desenvolvimento de ações ligadas a formação de treinadores e a ciência no esporte. Dentre as ações estão a criação de cursos de pós-graduação voltados ao atletismo, em Campinas, São Paulo, e o acompanhamento das seleções brasileiras por meio de avaliações.

Assinaram o termo de compromisso o reitor da Unicamp, Prof. Dr. José de Almeida Meirelles, o diretor da Faculdade de Educação Física, Orival Andries Júnior, e o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, em cerimônia que contou com a presença da atleta olímpica Tiffani Marinho, dos 400 m, e de seu treinador, também docente da Unicamp, Evandro Lazari, que já integrou diversas delegações brasileiras em competições.

Também participaram do evento o diretor associado Odilon José Roble e o chefe de Gabinete Paulo César Montagner, além de coordenadores de unidades e professores.

As tratativas entre CBAt e Unicamp começaram em outubro de 2021 e dentre os pontos que integram o termo de compromisso está a reforma e readequação da pista de atletismo da Cidade Universitária, em Barão Geraldo, Campinas, para padrões internacionais; realização de um programa de capacitação de treinadores de atletismo para atuarem desde a base ao alto rendimento; a criação de cursos de pós-graduação e ações de acompanhamento das seleções por meio de avaliações; desenvolvimento de tecnologia  que atendam a formação e o desenvolvimento de atletas; e pesquisas em busca de soluções para áreas específicas e os desafios da alta performance. 

Wlamir Motta Campos destacou a qualidade da Unicamp. “É um marco nesse ano de gestão firmar uma parceria com a Unicamp, que tem a excelência que buscamos para a CBAt e o atletismo”, frisou. “O que eu destaco é a formação dos treinadores, de profissionais da base ao alto rendimento e, principalmente, porque estamos falando da criação de cursos de pós-graduação para o atletismo. E porque estamos falando da ciência para o desenvolvimento do atletismo, dos atletas, também da iniciação ao alto rendimento.”

Leia também: Denise Fraga apresenta, em Campinas, monólogo com histórias do cotidiano

Acrescentou que a CBAt dará ao Ministério da Cidadania a chancela para que a pista da Unicamp seja transformada em sintética, com recursos que podem vir de emendas parlamentares e também pela Lei de Incentivo ao Esporte. 

“Vai favorecer em muito o desenvolvimento do atletismo, alindo ciência e prática”, afirmou Orival Andries Júnior. “A ideia é termos a iniciação de atletas e a formação e atualização de treinadores para trabalhos com iniciação, desenvolvimento e excelência, no segundo semestre de 2022, e os cursos de pós-graduação, especialização em atletismo, a partir de 2023. E também a reforma e a readequação da pista que hoje é de carvão”, acrescentou.

Em seu discurso de posse o reitor da Unicamp José de Almeida Meirelles falou sobre a importância de a Universidade pública gerar o conhecimento para a sociedade, compartilhar ações para a sociedade. “O nosso termo de compromisso vem nesse sentido”, completou Wlamir.

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CASTELO NO YOUTUBE

Read Previous

Sinfônica faz concerto em igreja, no sábado, com música barroca e clássica

Read Next

ARTIGO: Educar para Fraternidade

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *