Jornal de Campinas

A Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas no olhar dos fotógrafos é tema de exposição

Cerimônia de lavagem das escadarias da Catedral em Campinas/Divulgação

A Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas no olhar dos fotógrafos é tema de exposição. As fotógrafas Regina Rocha Pitta, Fabiana Ribeiro e Cássia Belini e os fotógrafos Celso Palermo, Robson Sampaio e João Almeida trazem diferentes olhares sobre uma das principais celebrações da cultura tradicional na cidade, a Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana. As fotos estão expostas no saguão da Estação Cultura, retomando a agenda de mostras que acontecem no local.

A exposição pode ser vista desta sexta-feira, 8 de abril, a 15 de maio, de segunda a sábado das 9h às 19h, e aos domingos e feriados das 10h às 15h. A entrada é gratuita. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apoia a iniciativa.

O conjunto é composto por 40 imagens no tamanho de 40 x 60 cm, abrangendo o período entre 2011 e 2018. As obras formam um recorte do grande festejo da Lavagem, que contempla  a união entre as religiões, a diversidade e a confraternização entre raças e culturas.

Fotos

A mostra traz o fotógrafo Celso Palermo com seu trabalho autoral marcantemente forte e reconhecido. O preto e branco com imagens intensamente contrastadas e poéticas são da fotógrafa Regina Rocha Pitta, que traz o vigor e a energia da vibrante cultura e religiosidade dos povos de matriz africana.

A fotografia de Robson Sampaio, em imagens com planos abertos e amplos, mostra a grandeza da realização da Lavagem das Escadarias da Catedral. João Almeida, cuja fotografia é construída ao lado de seu papel de militância em movimentos populares e sociais, reforça a importância do povo negro criar seu próprio registro e documentação.

Cássia Belini, fotógrafa que ministra oficinas de inserção e inclusão de pessoas na linguagem da fotografia, traz em suas imagens os pequenos detalhes que passam muitas vezes despercebidos dos olhares. Já Fabiana Ribeiro continua o seu trabalho, com lentes engajadas que militam e fotodocumentam movimentos culturais, captando retratos da nossa gente e das manifestações culturais.

Palavras das organizadoras

A Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas acontece todos os anos, desde 1985, no Sábado de Aleluia. O evento é uma mistura de fé, religião, tradição, cultura, e celebra a resistência dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, com seu rico legado cultural e religioso.

Mãe Dango Hongolo, juntamente com Mãe Corajacy, são as organizadoras do evento. “A exposição é um carinho e reconhecimento da nossa luta no combate ao preconceito religioso e ao racismo estrutural, ao contar a trajetória da lavagem das escadarias da catedral metropolitana de Campinas. Os rostos que estão nas fotografias contam a história de mais de 30 anos. A Mostra é um trabalho que valoriza toda nossa luta”, diz a Mãe Dango, uma das idealizadoras e organizadoras, sobre a importância da exposição.

Mãe Corajacy se emociona ao falar da exposição e recordar as pessoas que fazem parte da celebração popular. “Meu coração fica repleto de alegria em ver a exposição da lavagem da escadaria. Ficamos emocionadas com a arte da fotografia de construir novos modos de escrita. Fotografar e narrar as nossas histórias, histórias de mulheres negras. Estamos com muitas saudades de todas/todos. Agradecemos aos profissionais que contam as nossas histórias por meio da fotografia”, enfatiza.

Serviço

Exposição de fotos da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas

Obras das fotógrafas Regina Rocha Pitta, Fabiana Ribeiro e Cássia Belini e dos fotógrafos Celso Palermo, Robson Sampaio e João Almeida

De 8 de abril a 15 de maio

De segunda a sábado das 9h às 19h, domingos e feriados das 10h às 15h

Local: Saguão da Estação Cultura

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N – Centro – Campinas

Entrada gratuita

Read Previous

Observatório terá exposições e observação da lua durante o fim de semana

Read Next

Instituto Ronald McDonald celebra 23 anos de atuação pela cura de crianças e adolescentes com câncer no Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *