Jornal de Campinas

F-4 tem classificatório alterado no Velocitta

Por ter acelerado em trecho de bandeira amarela na volta mais rápida, Pedro Clerot perdeu o melhor tempo, mas vai largar na frente da prova 1. Lucas Staico é o pole da Corrida 3

A história da primeira classificação do BRB Fórmula 4 Brasil mudou horas depois em que Pedro Clerot comemorou a pole position conquistada no Autódromo Velocitta, na tarde desta sexta-feira (13). Lucas Staico, então segundo piloto mais rápido na sessão classificatória, entrou com reclamação desportiva junto à direção de prova e alegou que o adversário “melhorou seu tempo na volta da pole position em setor sob bandeira amarela”. Os comissários desportivos julgaram a reclamação procedente, e Clerot perdeu seu melhor tempo. Desta forma, a pole position da Corrida 3 — a ser realizada no domingo — e os 2 pontos de bonificação ficam com Lucas Staico, piloto mineiro de 17 anos e representante da TMG Racing.
Por regulamento, a classificação do BRB Fórmula 4 Brasil determina o grid de duas corridas. A prova 1, no sábado, tem o alinhamento inicial definido pela segunda volta mais rápida de cada piloto, enquanto a melhor volta feita por cada competidor é o que determina a ordem de largada da Corrida 3, que fecha a rodada tripla, no domingo. A Corrida 2, que também acontece no sábado, tem o grid definido com a inversão da ordem dos oito primeiros do resultado final da Corrida 1. Os 2 pontos de bonificação pela conquista da pole position são destinados ao dono da melhor volta da classificação.
A história de Clerot muda pouco depois da punição. O brasiliense de 15 anos perde a chance de largar na frente na Corrida 3 do fim de semana, além dos 2 pontos extras, mas vai largar em primeiro na prova que abre a etapa do Velocitta, na manhã deste sábado. O piloto da Full Time Sports vai largar em segundo na disputa derradeira do fim de semana e terá ao seu lado justamente o carro de Lucas Staico.

Mudança no procedimento de largada — Por motivos de segurança, a Confederação Brasileira de Automobilismo alterou o procedimento de largada para a etapa do Velocitta do BRB Fórmula 4 Brasil.
A largada será dada com o safety-car na pista. Ao completar a primeira volta, o SC vai entrar para o box, e a prova vai ter largada com os carros em movimento. O procedimento vale para todas as três corridas do fim de semana em Mogi Guaçu.

Read Previous

Saúde atualiza casos de covid-19 em Campinas nesta sexta-feira

Read Next

Tarifas do táxi executivo em Campinas são reajustadas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *