Jornal de Campinas

Encontro de Ferromodelismo volta gratuito na Estação Cultura

Diversão para todas as idades

Exposição terá réplicas de trens de verdade, lojas de materiais ligados ao ferromodelismo e praça de alimentação

A Estação Cultura recebe no sábado, 21 de maio, das 9h às 18h, o 8o. Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas. O evento é gratuito e reúne trens elétricos em miniatura e réplicas de composições reais, um conjunto que agradará os fãs do assunto. A entrada é franca e o acesso se dá pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prado Trens, com apoio da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), Rumo Logística e da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). A Frateschi, situada em Ribeirão Preto, única fabricante da América Latina desse tipo de miniaturas, e a MRS também são parceiras no evento.

Após dois anos sem novas edições por conta da pandemia da covid-19, o encontro volta a acontecer. Além das maquetes, nas quais a locomotiva funciona como se fosse de verdade, haverá também playground para crianças, lojas de materiais ligados ao ferromodelismo e praça de alimentação.

O Encontro de Ferromodelismo começou com uma postagem no facebook feita por Rodrigo Prado, da Prado Trens, em 2013. A primeira edição atraiu 2.5 mil pessoas na Estação Cultura. Na última edição, em 2019, foram em torno de 13 mil visitantes.

Desde 2015, o evento passou a fazer parte do calendário da Estação Cultura e conta com o apoio tanto da Coordenadoria da Estação como da Secretaria de Cultura, agora também de Turismo.

Segundo os organizadores, o hobby possui uma antiga tradição e remonta à época de uso massivo dos transportes ferroviários. O interesse pelo assunto leva fãs a viajarem para convenções e trocarem experiências com pessoas ao redor do mundo.

150 anos da Companhia Mogiana

Também na Estação Cultura, no sábado, 21, às 10h, haverá solenidade em comemoração aos 150 anos de fundação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Trata-se de companhia ferroviária brasileira criada em 1872 com sede em Campinas. 

Sua construção inscreve-se na história da expansão da cultura do café em direção ao interior da então Província de São Paulo, constituindo-se, inicialmente, de um simples prolongamento da ferrovia então existente, até Mogi Mirim e de um ramal para Amparo, com um seguimento até às margens do Rio Grande. 

A Mogiana permaneceu em atividade de maio de 1875 até outubro de 1971, quando foi extinta e incorporada à Fepasa – Ferrovia Paulista S/A.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CASTELO NO YOUTUBE

Serviço

8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas

  • Data: 21 de maio
  • Horário: das 9h às 18h
  • Local: Estação Cultura, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Campinas. Acesso pela rua Francisco Teodoro, 1.050
  • Entrada gratuita

Read Previous

Escritor campineiro Fausto Antônio lança “Ideopatuagramas”

Read Next

Grupos musicais do Instituto Anelo se apresentam no Castro Mendes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *