Campinas reúne renomados especialistas em Oncologia do Brasil para o Simpósio de Tumores Femininos

Saúde da Mulher é tema do Grupo SOnHe_divulgação

Nos dias 27 e 28 de maio, o Grupo SOnHe realiza o Simpósio de Tumores Femininos com vinte e dois renomados especialistas em Oncologia do Brasil com intuito de abordar questões relevantes para tratamento e cuidados de paciente com câncer feminino. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer(INCA) para o triênio 2020-2022, 96.180 casos novos de cânceres de mama e ginecológicos (tumores femininos) surgem por ano, em todo o Brasil.

A humanização é um dos pilares mais fortes do Grupo SOnHe, por isso, para a abertura  do evento, que será realizada no dia 27, às 19h, no Vitória Hall, a oncologista do grupo Susana Ramalho convidou a médica Ana Lucia Coradazi que possui atuação em cuidados paliativos, para a  palestra Slow Medicine: da teoria à prática. Ana que também é oncologista escreveu o livro De Mãos Dadas, que propõe caminhos para uma medicina mais sóbria, respeitosa e justa na área da Oncologia. “Vamos receber a Dra. Ana para refletirmos sobre a filosofia da Slow Medicine, que caminha na direção contrária: resgata o tempo como parte essencial da abordagem médica. O tempo para ouvir. Ela começa pela escuta cuidadosa e respeitosa do paciente. Enfatiza o raciocínio clínico e o cuidado focado no paciente”, explica Susana.  “Após a palestra, vamos trazer ainda, uma roda de conversa para entender se na vida real é possível aplicar essa medicina e como implementá-la no Sistema Único de Saúde e no Privado”, completa o também oncologista do Grupo SOnHe, Leonardo Silva, um dos organizadores do evento.

Oncologista Leonardo Silva do Grupo SOnHe/Divulgação

Durante os dois dias de Simpósio serão discutido os avanços mais recentes relacionados aos novos tratamentos em tumores femininos, incluindo a imunoterapia, aplicação de novos biomarcadores e outras ferramentas para a individualização de tratamento, estratégias para a tomada de decisões compartilhadas entre médico e paciente, o impacto de novas terapias altamente eficazes que garantem excelente resposta e longo tempo de controle de doença, mesmo em casos de doença avançada, resultados da cirurgia oncoplástica em pacientes com câncer de mama, entre outros. “Desde sua formação, há cinco anos, o Grupo SOnHe vem reunindo especialistas em Oncologia do mundo todo em seus eventos científicos a fim de debater estudos importantes e as melhores evidências científicas que podem ser aplicadas no dia a dia do plano de cuidados do paciente com câncer. Com a pandemia, o SOnHe continuou com seus eventos online e agora estamos de volta ao presencial”, conta Renata Sasse, diretora executiva do Grupo.

Susana Ramalho -Oncologista_do_Grupo_SOnHe/Imagem divulgação

Um dia para celebrar a luta pela saúde da mulher

A data do simpósio foi escolhida para celebrar o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, comemorado no dia 28 de maio, que tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres. “Todas as mulheres têm direito ao acesso à saúde integral, humanizada e de qualidade, livre de qualquer forma de preconceito ou discriminação”, pondera Renata.

Dados de tumores femininos

De acordo com o INCA, os tumores mais frequentemente diagnosticados anualmente nas mulheres brasileiras são: câncer de mama, com 66.280 casos, cólon e reto, com 20.470 casos, colo do útero, com 16.710, pulmão, com 12.440, e tireoide, com 11.950. O câncer de ovário ocupa a 7ª posição, com 6.650 casos, seguido do de corpo do útero, com 6.540 casos. Dados do Estado de São Paulo apontam 18.280 novos casos de câncer de mama, 6.750 de cólon e reto, 4.100 de tireóide, 2.690 de pulmão, 2.250 de colo do útero, 1.590 de ovário e 1.600 de corpo do útero.

Serviço: Simpósio Tumores Feminino

Dia: 27 de maio, das 19h às 21h

Dia: 28 de maio,das 8h às 17h

Local: Vitoria Hall – Av. José de Souza Campos, 425 – Nova Campinas, Campinas-SP

Inscrições:https://www.sonhe.med.br/eventos/

Clovis Cordeiro

Read Previous

Prefeito sanciona lei que agiliza a liberação de eventos na cidade

Read Next

Arraiá da Torre abre a programação de Festas Juninas populares em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.