Jornal de Campinas

Mata de Santa Genebra recebe inscrição para trabalho voluntário na Arie

Voluntários atuam na recepção e orientação de visitantes, visitação às trilhas e apoio à manutenção (Divulgação)

As inscrições para oito vagas do programa de voluntariado da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Mata Santa Genebra estão abertas a partir desta segunda-feira, 13 de junho, e vão até dia 22 de junho, quarta-feira da próxima semana. A área tem gestão compartilhada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO).  

Os selecionados poderão colaborar com diversas atividades de uso público que são realizadas na Mata: recepção e orientação de visitantes, condução de visitantes em trilhas e apoio à manutenção de espaços educadores, como o Borboletário e o Viveiro de Mudas.  

Os interessados devem ter mais de 18 anos e podem se inscrever pelo sistema de voluntariado, pelo link no site do ICMBio, acessível em https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/acoes-e-programas/acoes-socioambientais-e-consolidacao-territorial-em-ucs/programa-de-voluntariado-do-icmbio.  Ao acessar o sistema pela primeira vez, basta preencher o cadastro disponível com as informações pessoais e selecionar no campo “Chamadas abertas” a chamada ICMBio Iperó 0008/2022.  Ao se candidatar, será necessário indicar os dias e horários quando tem disponibilidade para participar das atividades. Há a possibilidade de participar tanto em dias úteis quanto nos finais de semana.  

A carga horária variará entre 4 e 16 horas semanais, de acordo com a disponibilidade do voluntário e necessidade da área. O período de atuação previsto é de julho de 2022 a janeiro de 2023.  Além de ser uma importante ferramenta de aprendizado para estudantes e profissionais formados, o programa é fundamental para a realização dos projetos previstos no Plano de Manejo da Arie e para o envolvimento da comunidade na gestão da Unidade de Conservação.  

Ao participar do programa, o voluntário adquire experiência na prática da conservação do meio ambiente, integração comunitária, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para sua formação educacional e profissional, e como experiência de cidadania, propiciando seu desenvolvimento pessoal.  

Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Fundação José Pedro de Oliveira podem ser obtidas no site www.fjposantagenebra.sp.gov.br ou pelo e-mail cristiano.krepsky@fjposantagenebra.sp.gov.br.  

A Arie Mata de Santa Genebra fica na Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão Geraldo, em Campinas.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CASTELO NO YOUTUBE

Read Previous

Filme “Ana. Sem Título”, show com “Tavinho Moura”, “Rádio Sucata” e espetáculo “Cor-Açaõ” são destaques no Sesc Campinas

Read Next

Grupo de amigos de Cássia e Mococa demonstra fé em passeio ciclístico

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *