Jornal de Campinas

Gilberto Gil participa de disco instrumental de Leo Susi, em Campinas

Perto de completar 80 anos, Gilberto Gil ganha um projeto instrumental sobre sua obra. Assim é BraGILidade, disco do baterista e percussionista Leo Susi que está sendo lançado nas plataformas digitais e que conta com a participação especial do próprio Gil no violão.

Primeiro trabalho solo do baterista Leo Susi, BraGILidade é um um dos poucos projetos dedicados à releitura das canções de Gil em versão instrumental. E no dia 21 de junho, o baterista lançará em espetáculo no Alma Café, em Campinas, às 20h30.

O Projeto BraGILidade nasceu de uma conversa entre Gilberto Gil e Leo Susi, em 2004, na cidade de Xangai – China. Em missão oficial como Ministro da Cultura, Gil visitava o país asiático, onde Leo Susi viveu. O encontro se deu por intermédio de um amigo, Roberto Mascareñas, então vice-cônsul em Xangai. Leo e Gil conversaram muito sobre música até que surgiu, por parte do baterista, a ideia de homenagear, em um projeto de música instrumental, o artista veterano. A obra de Gil sempre teve grande influência na formação musical de Leo Susi. Sua genialidade musical, cheia de influências africanas, resulta em um repertório propício ao jazz instrumental.

O disco conta com a participação de grandes músicos brasileiros e estrangeiros. O álbum abre com “Mar de Copacabana” (Gilberto Gil), um samba rápido e energético, com a participação especial do grande Sizão Machado no contrabaixo. Logo vem “Balafon” (Gilberto Gil), com o auxílio luxuoso de ninguém menos que o mestre Gilberto Gil, tocando seu violão groovado e inigualável, com solo de piano a cargo de Paulo Calasans.

Em seguida, “Procissão” (Gilberto Gil, Edy Star), com um arranjo todo especial, que remete a um mantra de regionalidade nordestina. Tem ainda a belíssima balada jazzística “Kaô” (Gilberto Gil, Rodolfo Stroeter), seguida de “Baticum” (Gilberto Gil, Chico Buarque). E, fechando, a eletrizante “Tata Engenho Novo”( tradição oral brasileira, recolhido por Mario de Andrade – domínio público), que foi inspirada na versão de Gil do disco Sol de Oslo.

Além da participação do próprio Gilberto Gil (violão), Leo Susi (Bateria e percussão) conta com os músicos Adriano Magoo (Piano, teclados, acordeon e programações), Sizão Machado (Contrabaixo), Chico Chagas (Acordeon), Gilberto Gil (Violão, Paulo Calasans (Piano solo), Damien Banzigou (Contrabaixo), Boris David Reine (Tambor da Martinica), Richard Fermino (Flauta, trombone, trompete, flugelhorn e clarone), Adriano Sambatti (Contrabaixo) Bruno Aguilar (Contrabaixo acústico), Sintia Piccin (Sax tenor), Marcelo Mariano (Contrabaixo), Marcellus Meirellis (Violão nylon) e Rafael Furtado (Contrabaixo acústico).

SERVIÇO: BRAGILIDADE NO ALMA CAFÉ

Data e horário: dia 21 de junho, às 20h30

Local: Alma Café – Rua Sampainho, 164 – Cambuí – Campinas – SP – tel (19)3579.0551

Read Previous

Campinas tem 100 vagas para quatro opções de cursos do Via Rápida

Read Next

Prefeitura de Campinas abre contratação emergencial de agentes de educação infantil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *