Jornal de Campinas

Monitora Campinas tem 216 câmeras de parceiros e beneficia 6.685 imóveis

Câmeras compartilhadas são cedidas por 24 entidades privadas parceiras. (Divulgação)

O Monitora Campinas já chegou a 216 câmeras de parceiros da iniciativa privada desde que foi anunciado, no dia 9 de dezembro de 2021, até a última sexta-feira, dia 22 de julho de 2022. Com essas adesões, são 6.685 casas, apartamentos e empresas beneficiados pela parceria com a Cimcamp.

As câmeras compartilhadas são cedidas por 24 entidades privadas parceiras, sendo 14 condomínios, duas empresas prestadoras de serviços, duas indústrias, dois postos de gasolina, dois templos religiosos, uma escola e um sindicato. Vale ressaltar que cada parceiro pode compartilhar mais de uma câmera.

O programa Monitora Campinas é da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp), e tem como objetivo ampliar a capacidade de monitoramento por câmeras de segurança por meio de parcerias com entidades privadas interessadas em compartilhar as imagens de seus sistemas de vigilância.

A vantagem, tanto para o cidadão quanto para o parceiro, é uma resposta mais rápida na prevenção e na repressão de situações de criminalidade ou ocorrências de qualquer natureza.

As imagens das câmeras parceiras do setor privado não ficam gravadas e são acessadas conforme necessidade do parceiro ou da Cimcamp. Assim, se uma situação fora do comum for identificada pelo parceiro ou seus colaboradores, como vigilante ou porteiro do estabelecimento, ele manda um alerta, por meio de um aplicativo, para os guardas municipais da Cimcamp que estão no monitoramento. O agente acessa a câmera e visualiza a situação e despacha uma viatura para atendimento.

Somente são compartilhadas imagens das áreas externas dos estabelecimentos, ou seja, as que ficam voltadas para a rua.

A Cimcamp tem 500 câmeras próprias e, somando-se as dos parceiros, dá um total de 716 equipamentos de vigilância por imagens em todas as regiões de Campinas.

O Programa

Podem participar do programa condomínios residenciais e industriais, estabelecimentos comerciais e industriais, bancos, postos de combustíveis, universidades, centros de pesquisa, parques tecnológicos, hotéis e outros empreendimentos de natureza jurídica que possuam sistema de vigilância próprios.

A adesão ao “Monitora Campinas” é gratuita para as empresas e também não haverá ônus para a Prefeitura. Os parceiros deverão arcar somente com a instalação e manutenção dos seus sistemas de segurança e possuírem um sistema de tecnologia compatível com o da Cimcamp.

A adesão ao Monitora Campinas é por meio da assinatura de um contrato por tempo indeterminado.

Os interessados podem aderir por meio de um formulário no portal da Prefeitura por meio deste link https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/958514?newtest=Y&lang=pt-BR .

Read Previous

Etecs divulgam validação de matrículas dos primeiros convocados

Read Next

Centro Paula Souza abre inscrições para 1,4 mil vagas de estágio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *