Jornal de Campinas

Circo Mágico do Chaves estreia em Campinas e tem promoção para o Dia das Crianças

Nas três funções do feriado do dia 12 de outubro – Dia das Crianças – 14h30, 17h e 19h30 -, crianças de até 12 anos de idade, acompanhadas, não pagam ingressos. O circo está instalado no estacionamento do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. Os ingressos custam a partir R$ 25,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site www.ticketson.com.br. 

Com roteiro criado especialmente para este espetáculo, o Circo Mágico do Chaves estreia amanhã, terça-feira, dia 11, às 20h no estacionamento do Parque D. Pedro Shopping (Av. Guilherme Campos, 500 Jd. Santa Genebra) em Campinas Trata-se de um episódio inédito, com 10 personagens da Vila do Chaves e 11 artistas de circo que transformam as suas apresentações em momentos de magia para conduzir as cenas que norteiam o enredo desse divertido, alegre e emocionante espetáculo. As sessões serão às sextas (20h), sábados (15h, 17h30 e 20h), domingos e feriados (14h30, 17h e 19h30). Para a quarta-feira, 12, Dia das Crianças, há gratuidade para crianças de até 12 anos  nas três sessões do feriado: 14h30, 17h e 19h30.

Essa mega experiência, que reúne a turma de maior sucesso na TV – Chaves (Luiz Rodrigues), Chiquinha (Giovana Souza), Quico (Renan Souza), Seu Madruga (Rodrigo Caetano), D. Clotilde (Vivi Bertocco), Professor Girafales (Mikhael Sanchez), D. Florinda (Vanessa Espósito), Jaiminho (Lucas Godoy) e a Menina (Sofie Orleans) – com artistas circenses torna-se uma experiência inesquecível para o público. A lona, montada na forma de um teatro, traz o barril do Chaves já como porta principal. A estrutura de 3.500m² é climatizada e conta com lobby com lojinha, lanchonete temática e espaços instagramáveis, entre eles, a casa do seu Madruga com os móveis, incluindo o sofá e a TV de segunda-mão e o espaço do Chapolin, onde as pessoas podem levantar as pedras ou os aerólitos. O público pode, ainda, se divertir, escondendo-se e aparecendo, de surpresa, de dentro do barril do personagem principal. No palco, o cenário reproduz a vila original de Chaves e as cadeiras são organizadas tal qual uma arquibancada frontal.

Enredo

O espetáculo conta a história de uma menina, muito fã do Chaves. Ela chega da escola e vai assistir a série do Chaves. “Mas a TV quebra. Nesse momento, como num passe de mágica, a menina é convidada pelo seu personagem favorito a conhecer a vila e seus moradores por meio da magia traduzida pelos números circenses. Cada número é um desdobramento poético e mágico no espetáculo”, conta o diretor residente Gabriel Malo. Ele conta que a roteirista Fernanda Maia, ao escrever o episódio já foi imaginando quais os números de circo caberiam em cada cena. Assim, as especialidades foram sendo ligadas ao enredo de Chaves e Chiquinha, numa conexão mágica, formando o espetáculo, que tem 1h30 de duração. As músicas presentes são aquelas que ainda habitam a memória de quem é fã da série.

Produção

O Circo Mágico do Chaves é um projeto realizado pela Music On Events e endossada pelo Grupo Chespirito, que também faz a curadoria artística e de cenários juntamente com a Del Claro Produções (que encabeçou o premiado “Chaves – um tributo musical”). Após temporada em Campinas, a atração deve viajar pelo Brasil durante os próximos cinco anos. O Circo Mágico do Chaves é apresentado pelo Ministério do Turismo e Santander Seguros e Previdência. O espetáculo chega ao Parque D. Pedro Shopping após ter atraído cerca de 50 mil pessoas em sua curta temporada no Mooca Plaza Shopping, na capital paulista. Para o projeto, foram convidados Fernanda Maia (direção musical com roteiro inédito e composições originais) e Zé Henrique de Paula (direção geral). Ambos são conhecidos pelos trabalhos em “Sweeney Todd”, “Chaves – um tributo musical”, “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”, além de “Urinal – o musical”.

                                               

Sobre Chaves

El Chavo del Ocho, ou simplesmente El Chavo, é um seriado de televisão mexicano criado, roteirizado, dirigido e estrelado por Roberto Gómez Bolaños (conhecido como Chespirito). O roteiro veio de um esquete escrito por ele, em que uma criança de oito anos discutia com um vendedor de balões em um parque. Desde o início, seu criador percebeu que o seriado seria destinado ao público de todas as idades, mesmo se tratando de adultos interpretando crianças.

O sucesso de El Chavo foi tanto que, em 1973, foi distribuído em vários países da América Latina, obtendo altos índices de audiência. “Este personagem era o melhor exemplo de inocência e da ingenuidade próprias de um garoto, e o mais provável é que essas características tenham gerado o grande carinho que o público sentia por ele. O espectador desconhece o nome verdadeiro de Chaves, assim como desconhece quem vive com ele na casa de número oito do cortiço”, costuma explicar Bolaños.

Como uma comédia de situação, Chaves aborda as interações de um grupo de pessoas que moram em uma vila. O protagonista, Chaves, é um garoto órfão de oito anos que, muitas vezes, enfrenta problemas com adultos, incluindo o Seu Madruga, a Dona Florinda e a Dona Clotilde devido a mal-entendidos, distrações ou travessuras. Ele também convive com seus amigos Quico e Chiquinha, que são da mesma faixa etária. Chaves, geralmente, é encontrado em um barril de madeira que, segundo o próprio personagem, é apenas um esconderijo, porque ele mora na casa de número 8.

A trama, praticamente, se desenrola nesta vila, que tem como proprietário o Seu Barriga, e os moradores Seu Madruga, Dona Neves e Chiquinha (na casa 72) e Dona Clotilde, apelidada de Bruxa do 71 por sua aparência e pelo número de sua residência. Na casa 14 vivem Dona Florinda e seu filho Quico. Glória e sua sobrinha Paty permanecem um período na casa 24, e posteriormente, Jaiminho. Dona Edwiges (apelidada de Louca da Escadaria devido à sua casa se situar no alto de uma escada) também morou lá.

No total, El Chavo foi dublado em mais de 50 idiomas e, em 2011, ainda era exibido em mais de 20 países. No Brasil, recebeu o título de Chaves e começou a ser transmitido pelo SBT em 1984. Em 2010, os seriados da franquia Chesperito foram adquiridos pela Turner, que os estreou no Cartoon Network. Mais tarde, a Turner voltou a exibir os seriados entre 2014 e 2016 pelos canais Boomerang e TBS. Em 2018, a Globosat adquiriu os direitos de exibição de El Chavo e El Chapulín Colorado no Multishow. O canal transmitiu o restante dos episódios que, até então, eram inéditos na TV brasileira, elevando a sua audiência em 71%. Em julho de 2020, todas as emissoras que exibiam El Chavo no mundo inteiro tiveram que suspender a veiculação do seriado em suas grades de programação devido a impasses entre a Televisa e o Grupo Chespirito, titular dos roteiros dos episódios.

Serviço

Circo Mágico do Chaves

As sessões serão às sextas, sábados, domingos e feriados.

Sexta-feira: 20h

Sábado: 15h, 17h30, 20h

Domingo e Feriado: 14h30, 17h, 19h30

Local: Estacionamento do Parque D. Pedro Shopping. Av. Guilherme Campos, 500 Jd. Santa Genebra, Campinas – SP

Ingressos: A partir R$ 25,00 (meia-entrada).

www.ticketson.com.br

 

Read Previous

Venda casada é abusiva! – Direito do Consumidor

Read Next

DegustArt começa nesta quarta, 12, e vai até domingo, 16/10, no Taquaral

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *