Prefeito Dário Saadi, secretários e equipe participam da reunião/Foto; Fernanda Sunega
Prefeito participou de reunião que discutiu inovação, desafios climáticos e resiliência
O prefeito Dário Saadi participou de uma reunião de apresentação do projeto internacional UK-LATAM Partnership on Net-zero and Resilience (Reino Unido-América Latina em parceria para Net Zero e Resiliência) nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, na Sala Azul da Prefeitura. O programa é liderado pela agência de inovação do governo do Reino Unido, Connected Places Catapult – que conecta empresas e líderes do setor público com pesquisas de ponta para impulsionar a inovação e buscar soluções que conduzam o crescimento e neutralizem o carbono nas cidades. O plano tem parceria com o Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade da América Latina) – rede global comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável – e com a Prefeitura de Campinas.
Com o objetivo é enfrentar os desafios climáticos colocando as empresas no centro das colaborações em pesquisa e inovação entre o governo do Reino Unido e cidades da América Latina, o projeto reúne ideias para superar alguns dos desafios climáticos e solicitar acesso a suporte para a adoção de soluções. A implementação está em fase inicial e buscará financiamento adicional para realizar uma série de atividades nos próximos anos.
O prefeito Dário Saadi disse que é uma alegria poder participar desta reunião e agradeceu a possibilidade desta ação conjunta com a cidade de Campinas. “A Prefeitura de Campinas vem, há anos, fazendo um esforço muito grande a favor do desenvolvimento sustentável, na questão da resiliência e esta possibilidade, para nós, é muito importante. Faremos de tudo para consolidar esta parceria”, disse o prefeito.
A reunião contou com a participação presencial do secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Rogério Menezes; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Adriana Flosi; da diretora do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirao; da diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec, Karlise Baldoni; da arquiteta da SDECTI, Daniella Farias Scarassati.
Virtualmente, participaram da reunião o secretário-executivo adjunto do Iclei, Rodrigo Corradi; a coordenadora sênior de relações institucionais do Iclei, Ana Wernke; a representante da Connected Places Catapult pela América Latina, Erika Azevedo.
Parcerias
O secretário do Verde, Rogério Menezes, destacou a participação do Iclei, que se conectou à secretaria e à Prefeitura e produziu alguns ótimos resultados. “Juntos realizamos, por exemplo, as três passagens de fauna que o prefeito entregou a Campinas recentemente”, disse Menezes.
O UK-LATAM Partnership on Net-Zero and Resilience foi lançado na Cúpula Global de Prefeitos da C40 Cidades, em outubro de 2022. Nos dias 1º e 2 de março de 2023 fará dois workshops.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, disse não ter dúvidas de que “estes dois dias de workshops serão uma contribuição importantíssima com as equipes que participarão engajadas, animadas e comprometidas, e Campinas é uma cidade resiliente”.
Flosi afirmou que já vem conversando com o Connected Places Catapult do ponto de vista do desenvolvimento econômico sobre o projeto da criação do Hids (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), parceria entre a prefeitura, Unicamp, PUC-Campinas e outros grupos para a construção de uma área de inovação pensando no Desenvolvimento Sustentável que incluirá ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental.
UK-LATAM Partnership on Net-zero and Resilience
O projeto se desenvolve em quatro locais da América Latina: Buenos Aires (Argentina), Campinas (Brasil), região metropolitana de Guadalajara e Monterrey (México). Há ainda duas cidades observadoras: Porto Alegre (Brasil) e Santiago (Chile).
Para Campinas foi mapeado o seguinte desafio: viabilizar o planejamento e os serviços de transporte orientados por dados para incentivar a transição para meios de transportes sustentáveis. Também já foi lançada uma chamada aberta destinada a startups e PMES para estimular a formação de parcerias, combinando a experiência em Campinas e a britânica. O programa também buscará testar soluções e criar uma plataforma para expandir essas soluções com financiamento de bancos de desenvolvimento locais e setor privado.