Vereador Rossini e vereador Zé Carlos são autores do Projeto de Lei que determina a retirada de fios inutilizados dos postes/Divulgação CMC
Na ocasião, a empresa também assinou convênio com cooperativa para destinação correta dos materiais recolhidos
A CPFL Energia apresentou na Câmara de Campinas na última quarta-feira, 17 de maio, o balanço sobre a retirada dos fios inutilizados dos postes da cidade, conforme determina a lei municipal número 310, de 13 de outubro de 2021, de autoria do presidente do Legislativo Luiz Rossini (PV) e do vereador Zé Carlos (PSB).
Foram removidos, de julho de 2022 a março deste ano, 17,2 toneladas de cabos, registradas 18.679 notificações de irregularidades e 2.200 postes organizados para cumprimento da legislação que obriga a concessionária de energia elétrica a alinhar e retirar os fios ou cabos dos postes, e notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos ou fiações.
“A Câmara Municipal mais uma vez cumpriu seu papel de atuar como porta-voz da sociedade. O emaranhado de fios nos postes era, e ainda é em alguns pontos, um problema recorrente. A população cobrava uma resposta dos vereadores. Recebíamos muitas denúncias das péssimas instalações nos postes com cabeamento irregular e até riscos de quedas e possíveis acidentes”, apontou Rossini.
Já o vereador Zé Carlos comentou sobre a necessidade de a concessionária priorizar também o serviço nos bairros mais distantes da região central. “É uma lei que deu certo. Estamos apenas iniciando, e estamos cobrando que o projeto tenha uma continuidade também na periferia da nossa cidade”, avaliou.
Convênio
Durante o encontro, a CPFL Energia assinou um convênio com a Cooperativa Reciclamp, para que os cabos que não estão sendo utilizados e os sem identificação sejam direcionados para a entidade.
“Precisávamos dar um destino final ao cabeamento clandestino. A parceria vai contribuir para dar uma destinação correta e organizada para os fios. Assim, ajudamos também com uma parte social Campinas”, disse André Alexandre Bertanha, gerente de Obras e Manutenção da concessionária.
“O convênio abriu novos quatro postos de trabalho por mês. Esse pessoal recebe, separa, acondiciona de forma sustentável o material”, complementou Valdeci Aparecido Viana, presidente da Reciclamp.
Participaram ainda do encontro Pedro Cesar Andreo De Aro, gerente de Serviços Comerciais da CPFL, e Luciano Carvalho, diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.