Inauguração do Tropical Food Innovation, nas instalações do Ital, em Campinas/Foto: Lázara Paes Leme
Ecossistema sediado no Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas (SP), é novo impulso ao desenvolvimento de alimentos e bebidas com foco em tecnologia, sustentabilidade e nutrição acessível e segura
O Tropical Food Innovation Lab, ecossistema de inovação para o desenvolvimento de alimentos e bebidas sustentáveis, com foco na biodiversidade brasileira, acaba de ser inaugurado em Campinas (SP). Com infraestrutura de última geração, o centro de inovação está instalado em uma área de 1,3 mil m2 dentro do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e é fruto de uma parceria público-privada pioneira no Brasil. A iniciativa é de um consórcio integrado pela suíça Givaudan, que desenvolve sabores e fragrâncias, pela fabricante de equipamentos Bühler, pela multinacional norte-americana do agronegócio Cargill e pelo FoodTech Hub Latam com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), com investimento inicial de mais de R$ 10 milhões.
A cerimônia de inauguração, nesta quarta-feira, (18), no auditório do Ital, foi iniciada com a fala da diretora-geral do instituto, Eloisa Garcia, seguida pela apresentação do projeto por Paulo Silveira, head do FoodTech Hub Latam, e contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, além de CEOs convidados e das empresas privadas formadoras do consórcio.
Prefeito Dário Saadi discursa para convidados/Foto: Lázara Paes Leme
O Tropical Food Innovation Lab é o local de excelência na América Latina, onde ciência e negócios se conectam para formular novos alimentos, ingredientes, texturas e sabores que encantem o consumidor. Este novo hub vai conectar institutos de pesquisa, universidades, empresas, investidores, startups e outras instituições e promoverá a inovação na alimentação, garantindo boas práticas que preservem a biodiversidade e a sustentabilidade, além do desenvolvimento de alimentos que permitam uma nutrição acessível.
O Tropical possui uma planta piloto com linhas de processamento de pequena escala, com a última geração de sistemas de extrusão úmida e seca para proteínas à base de plantas, laboratórios de aplicações e análises e uma demokitchen, cozinha experimental de ponta, onde empresas, engenheiros de alimentos, nutricionistas, chefs, mixologistas, entre outros profissionais, poderão trabalhar juntos na criação de novos produtos. Também haverá um espaço de interação e coworking para oficinas criativas e pitching. Em uma segunda fase, será incorporada uma unidade de processamento de bebidas que adicionará recursos complementares às instalações já existentes no Ital.
Com mais de 20% da biodiversidade vegetal do Planeta, distribuída em seis grandes biomas, e uma indústria de alimentos que historicamente responde por 10% do PIB, o Brasil figura entre os maiores produtores e exportadores globais de grãos e proteína. “Este ecossistema de inovação, não por acaso instalado em Campinas, cidade referência em tecnologia no Brasil, reúne a potência intelectual, tecnológica, científica e criativa para estabelecer as melhores conexões e soluções para a cadeia de alimentos e contribuir com o protagonismo do Brasil, que já é expoente mundial”, destaca Paulo Silveira, idealizador e gestor do Tropical, também fundador e CEO do FoodTech Hub Latam.
“O Tropical Food Innovation Lab é a materialização da visão do Ital de que o futuro se constrói somando competências e infraestrutura e aplicando conhecimento para gerar inovação e promover o empreendedorismo na área de ciência e tecnologia de alimentos”, diz Eloísa Garcia, diretora geral do Ital.
Carlos Prax, líder de Tecnologia e Inovação LATAM da Cargill, afirma que o Tropical Food Innovation Lab está totalmente conectado com o propósito da Cargill em nutrir o mundo. “A inovação é uma das chaves para alcançar isso, especialmente com o aumento da população e os desafios que vão das mudanças climáticas aos novos perfis de consumo. Estamos muito honrados em liderar este projeto ao lado de parceiros tão relevantes para a produção de alimentos não apenas na América Latina, mas no mundo”, ressalta.
“Temos a honra de fazer parte deste ecossistema de inovação, que atende à demanda crescente de desenvolvimento de novos produtos para a indústria alimentícia e de bebidas. Trazemos nossa expertise em processos, nossa tecnologia de ponta, e nosso DNA de inovação, sempre em busca de soluções eficientes e sustentáveis, que tragam valor e resultados para os nossos clientes, parceiros e para a sociedade”, afirma Damien Chapelier, head da Bühler América do Sul.
Eduard Fontcuberta, head Regional de Inovação da Givaudan, diz: “A Givaudan tem intensificado seus investimentos em inovação de forma colaborativa, por isso estamos entusiasmados em anunciar a inauguração do Tropical Food Innovation Lab. Junto com nossos parceiros, estamos comprometidos em impulsionar o desenvolvimento da indústria alimentícia e promover soluções para os desafios globais de segurança alimentar e sustentabilidade. Vamos fortalecer a inovação alimentar na América Latina, com propostas que vão deliciar o paladar das pessoas, entregando também nutrição e funcionalidade”.
Equipamentos com tecnologia de ponta/Fotos: Lázara Paes Leme