Mãe amamentando seu bebê_Divulgação
Mulheres com barreira financeira e que desejam realizar o sonho da maternidade independente podem se inscrever na sétima edição do braço social da rede de apoio “Nós Tentantes, Projeto de Vida”. As selecionadas serão contempladas com uma fertilização in vitro (FIV). A iniciativa existe há quatro anos e tem parceria com a Igenomix Brasil e filiados da plataforma. Os critérios de participação estão disponíveis no site “Nós Tentantes, Projeto de Vida” e as inscrições irão de 1º a 10 de dezembro.
Nos dois primeiros anos da pandemia, comparado com 2019, aumentou em 44% o número de mulheres que tentaram engravidar por meio de fertilização in vitro (FIV), aponta o relatório da Autoridade de Fertilização Humana e Embriologia (HFEA, na sigla em inglês), órgão regulador do Reino Unido, que também constatou um aumento expressivo no número de mulheres que estão realizando o congelamento de óvulos e tentando engravidar por FIV sem a necessidade de um parceiro envolvido no processo.
Essa busca, por sua vez, não é possível para todas as mulheres que buscam ser mãe solo. Os principais entraves são barreiras financeiras e ausência de rede de apoio. A boa notícia é que neste mês de dezembro, o Ninho Solidário, braço social do “Nós Tentantes, Projeto de Vida”, única rede de apoio que oferece gratuitamente tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) para famílias tentantes que não têm condições de financiar este sonho no Brasil, realiza a última edição de 2023, na qual serão beneficiadas duas mulheres.
Nesta edição, o projeto conta com a parceria do laboratório de genética Igenomix, parte do grupo Vitrolife; Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto (CEFERP) e da Vida Fértil-Banco de Sêmen Ltda, que vai disponibilizar uma amostra de sêmen de doador anônimo nacional para FIV (fertilização in vitro), para ser utilizada em um tratamento de reprodução assistida. Juntos, nessa sétima edição do Ninho Solidário, irão beneficiar duas mulheres com a maternidade independente: mamãe solo doadora e mamãe solo receptora com fertilização in vitro (FIV).
“O final do ano é uma época de renovarmos as esperanças e dar oportunidade de duas futuras mamães solo poderem continuar a sonhar é algo que nos alegra imensamente. A maternidade independente é uma linda forma de gerar amor”, afirma Karina Steiger, idealizadora do Ninho Solidário.
Quem pode participar da sétima edição
Mulheres que desejam realizar o sonho da maternidade independente e que não têm condições de financiar este sonho no Brasil, podem se inscrever na sétima edição do Ninho Solidário. Serão escolhidos dois perfis de mulheres: uma que irá doar seus óvulos (mamãe solo doadora) e outra para a adoção de embrião (mamãe solo receptora). As inscrições podem ser feitas do dia 1º a 10 dezembro de 2023 no site “Nós Tentantes, Projeto de Vida”.
O anúncio das pacientes escolhidas ocorrerá no dia 23 de dezembro de 2023, com horário a ser informado nas redes sociais do Nós Tentantes (horário de Brasília). A divulgação será feita através de uma live, nos perfis das empresas envolvidas, com o casal de ex-tentantes Karina Steiger e Pedro Corbetta, juntamente com as pacientes selecionadas e parceiros envolvidos nesta edição.
Além do ciclo completo de fertilização, as escolhidas também terão acompanhamento nutricional, psicológico e acupuntura.
Ninho Solidário
O projeto é uma idealização do casal Karina Steiger e Pedro Corbetta, que após quatro anos de jornada contra a infertilidade, pode gerar o Enrico por meio de ovodoação. Karina tinha 44 anos e a doadora anônima, 28 anos. A conquista fez emergir a vontade de ajudar mais pessoas a realizarem o sonho da maternidade/paternidade, surgindo assim o Ninho Solidário.