Jornal de Campinas

Campinas recebe selo Cidades Árvores do Mundo 2023 pela arborização urbana

Plantio de árvores na avenida Francisco Glicério, reconhecimento por trabalho de arborização/Crédito: Carlos Bassan

Campinas recebeu o selo de reconhecimento pela arborização urbana do Cidades Árvores do Mundo (Tree Cities of The World) 2023, um programa da Arbor Day Foundation e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), por meio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau). A entrega da premiação ocorreu na segunda-feira, 18 de março. A Tree Cities of The World considerou o plantio de 13.373 árvores em Campinas, o que foi feito pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos em 2023.

Em Campinas, em todo o ano passado, foram plantadas 79.202 árvores no total. Essa quantidade inclui o plantio feito pelos Serviços Públicos, pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e pela Mata de Santa Genebra. Em três anos, a cidade plantou mais de 380 mil árvores.

O programa incentiva o plantio de árvores e o reflorestamento ao redor do mundo e reconhece as melhores práticas. “É uma certificação que reconhece o trabalho de arborização em Campinas. No Brasil, 34 cidades receberam o selo e Campinas é uma delas”, diz o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. Participaram 22 países, com 200 cidades de todo mundo reconhecidas.

O selo Tree Cities of The World é entregue seguindo cinco critérios:

  • Ter uma declaração escrita delegando a responsabilidade pelo cuidado das árvores a um departamento municipal
  • Possuir uma política oficial que rege a gestão de florestas e árvores
  • Possuir um inventário ou avaliação atualizado dos recursos arbóreos locais para que possa ser estabelecido um plano eficaz de longo prazo para plantio, cuidado e remoção de árvores
  • Ter um orçamento anual dedicado à implementação rotineira do plano de manejo arbóreo
  • Realizar uma celebração anual das árvores para sensibilizar os residentes e para reconhecer os cidadãos e funcionários que realizam o programa de árvores da cidade

No Brasil, as cidades que receberam o selo Cidades Árvores do Mundo 2023 foram Arapiraca, Barueri, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Cianorte, Cordeirópolis, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarujá, Hortolândia, Itapipoca, Ivaiporã, João Pessoa, Juiz de Fora, Macapá, Marialva, Maringá, Mogi Mirim, Monte Alto, Niterói, Nova Friburgo, Paranaguá, Pindamonhangaba, Pinhais, Piracicaba, Recife, Rio Claro, Rio de Janeiro, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo e Três Lagoas.

Participação 

De acordo com o programa Tree Cities of the World, a participação e o reconhecimento das cidades ajuda os moradores a se sentirem bem com o lugar onde vivem e trabalham. O reconhecimento anual mostra aos visitantes e potenciais residentes que as árvores, a conservação e o meio ambiente são importantes para a cidade.

Jornal de Campinas

(19) 99545-2000

Read Previous

Ciesp anuncia quatro Rodadas de Negócios no interior no primeiro semestre

Read Next

Iguatemi Campinas inicia a temporada de Páscoa com diversas atividades para toda a família