Jornal de Campinas

Aeroportos Brasil Viracopos recebe classificação “A” em auditoria da ANAC

Auditoria Anac classifica aeroportos/Foto: Divulgação Viracopos

 

A classificação  “A”  no Atestado de Capacidade Operacional significa que Viracopos obteve uma média ponderada de desempenho superior a 95%

 

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, foi classificada com a nota “A” no Atestado de Capacidade Operacional (ACOP) na categoria TOPS REA (Resposta à Emergência Aeroportuária) em auditoria realizada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em novembro de 2024. O resultado da auditoria foi informado ao aeroporto em janeiro de 2025.

A classificação “A” no ACOP TOPS REA reflete o cumprimento rigoroso dos mais altos padrões de segurança e resposta a emergências aeroportuárias, evidenciando a excelência operacional de Viracopos.

O desempenho avaliado compreendeu a realização de testes operacionais conduzidos diretamente no aeroporto, utilizando critérios de conformidade que incluem melhores práticas e equipamentos.

A auditoria foi conduzida pela Gerência Técnica de Infraestrutura e Operações Aeroportuárias (GTOP), vinculada à Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) da ANAC. A classificação “A” significa que Viracopos obteve uma média ponderada de desempenho superior a 95%, superando os requisitos regulamentares e consolidando sua posição como referência em segurança operacional no setor aeroportuário brasileiro.

Segundo a Coordenação de Resposta à Emergência de Viracopos, esse resultado reflete o compromisso contínuo com a melhoria da segurança, a adoção de tecnologias avançadas e a qualificação constante das equipes operacionais.

“A Aeroportos Brasil Viracopos reafirma seu compromisso em proporcionar serviços de qualidade, com segurança e inovação, solidificando sua posição como um dos principais aeroportos do Brasil”, disse a Coordenadora de Planejamento da Segurança do aeroporto, Dayane Roversi Cavalcanti.

Read Previous

Campinas registra mais de R$528 mil dívidas protestadas por não pagamento de IPVA

Read Next

Região de Campinas registra 34.486 contratações no mês de dezembro, segundo Caged