Jornal de Campinas

Orquestra Sinfônica de Campinas apresenta concerto em homenagem a Shostakovich

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas/Foto:Firmino Piton

No dia 26 de abril (sábado), às 20h, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) apresenta mais um espetáculo de  música clássica da Temporada 2025 no Teatro Castro Mendes. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, o concerto conta com as participações especiais da premiada violinista Priscila Plata Rato e do renomado barítono Lício Bruno. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do teatro a partir de uma hora antes da apresentação.

 

O programa será um tributo ao compositor e pianista Dmitry Shostakovich, relembrando os 50 anos de sua ausência. O público será conduzido por uma jornada de intensidade emocional e força sonora, características marcantes da obra do compositor russo.

 

A primeira parte do concerto traz a poderosa obra “Canções e Danças da Morte”, de Modest Mussorgsky, com orquestração de Shostakovich. Com lirismo sombrio e dramaticidade densa, as canções retratam diferentes faces da morte, sendo interpretadas por Lício Bruno, cuja voz expressiva promete dar ainda mais profundidade ao ciclo.

 

Na sequência, a solista Priscila Plata Rato assume o palco para interpretar o Concerto para Violino nº 1, Op. 77, uma das peças mais desafiadoras e emocionantes do repertório para violino. Composta por Shostakovich, a obra exige domínio técnico e sensibilidade artística — marcas registradas da trajetória da violinista brasileira.

 

Reconhecidos por suas carreiras brilhantes no Brasil e no exterior, Lício Bruno e Priscila Plata Rato levam ao palco interpretações de alto nível, reforçando o compromisso da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com a excelência artística.

 

O maestro Carlos Prazeres, regente titular da Sinfônica de Campinas, destaca a força transformadora da música no concerto intitulado “Ecos de Resiliência”. “O concerto Ecos de Resiliência nos mostra o quanto a música clássica pode ser tudo, menos decorativa. Shostakovich nos joga no centro do caos e nos obriga a pensar. Música que provoca, que sacode, que incomoda e, por isso mesmo, necessária”, defende o maestro.

 

 

Serviço

 

Concerto Ecos de Resiliência “50 anos de Ausência” Dmitry Shostakovich

apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Maestro: Carlos Prazeres

Solista: Licio Bruno (Barítono)

Violinista Solista: Priscila Plata Rato

Local: Teatro Castro Mendes

Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas

Data e horário: 26 de abril às 20h

Ingressos: Gratuito | Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do Teatro

2 ingressos por pessoa

Estacionamento gratuito na Estação Cultura

Read Previous

Iguatemi recebe 1º Bio Extratus Fashion Meeting Campinas

Read Next

Campinas e cidades da RMC devem receber 120 estações meteorológicas