Jornal de Campinas

Artigo Rafael Cervone: O desafio da utopia

Rafael Cervone_Crédito:_Roncon&GraçaCom

Por Rafael Cervone*

 

A imprensa britânica e norte-americana tem a tradição de publicar notícias absurdas no Dia da Mentira, 1º de abril, data que inaugurou este mês, mais um em que nós, empresários e trabalhadores brasileiros, seguimos matando um leão por hora para seguir em frente. Como referência à data e externando tudo o que desejo para nossa Pátria, decidi realizar um exercício de redação análogo aos textos bem-humorados dos jornalistas de língua inglesa.

Neste abril, acordamos em um país onde o governo zerou o rombo fiscal. O SUS está tão eficiente que os gringos estão marcando “férias médicas” aqui. O ensino público virou referência. As rodovias estão perfeitas, os trens de cargas não atrasam e as aduanas são rápidas nos desembaraços. A consciência no trânsito também evoluiu muito. A justiça agora é muito ágil. O “Custo Brasil” encolheu tanto que as empresas estrangeiras estão fazendo fila para investir aqui.

 

O acesso ao crédito é amplo, com juro baixo, e o índice da criminalidade caiu a quase zero. A desigualdade socioeconômica diminuiu muito e acabou o déficit habitacional de sete milhões de moradias. Também universalizamos o saneamento básico e cumprimos as metas da agenda do clima.

 

Fake news, utopia ou um projeto viável de Estado e de país? Pensando bem, nada disso é impossível. São só escolhas. Então, em vez de rirmos das mentiras, que tal começarmos a trabalhar com firmeza e persistência para que o Brasil desenvolvido de nossos sonhos se converta em imensa verdade? Afinal, decidir qual será o futuro de nossa história só depende de nós.

 

*Rafael Cervone é presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Read Previous

Governo de SP inaugura novas obras de infraestrutura turística em Socorro

Read Next

Expectativa de alta nas vendas movimenta o varejo na reta final para o Dia das Mães 2025

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *