
Videomonitoramento para evitar furtos no varejo/Divulgação
Inteligência artificial
Sistema desenvolvido pela FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – visa proteger lojas de varejo, atuando ativamente na prevenção de furtos, a partir da identificação em tempo real de comportamentos suspeitos que podem registrar uma tentativa de furto. O sistema faz também o reconhecimento facial de indivíduos já cadastrados por envolvimento em furtos anteriores. Ao identificar uma situação de risco, seja por comportamento suspeito ou pela identificação de uma pessoa previamente registrada, gera alertas imediatos, possibilitando que os responsáveis pela segurança atuem rapidamente, muitas vezes evitando a consumação do furto e reduzindo significativamente as perdas para o varejo.
O Sistema Integrado para Videomonitoramento Inteligente, desenvolvido pela FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Huawei e a inventVision, representa um passo importante na modernização do varejo brasileiro, possibilitando a detecção automática de situações de risco imediatamente, reduzindo significativamente as ocorrências de furto e perdas.
A partir de câmeras estrategicamente instaladas nos estabelecimentos comerciais e da utilização de modelos de inteligência artificial, o sistema é capaz de detectar objetos, identificar pessoas envolvidas em furtos anteriores, e monitorar a movimentação de produtos de alto valor nas prateleiras e gôndolas. Todos os eventos detectados são registrados no sistema, juntamente com um trecho de vídeo gravado antes e depois de cada alerta, de maneira a permitir a realização de análises posteriores. Um importante diferencial está justamente na plataforma de gerenciamento inteligente, que centraliza os dados de múltiplos analíticos de vídeo. Com isso, é possível agir de forma preventiva, antes que o incidente se concretize, o que contribui para a redução significativa de furtos no comércio.

“A solução foi inicialmente instalada de forma experimental em algumas lojas de uma rede varejista em Belo Horizonte e demonstrou grande potencial para a redução de perdas por furto no comércio em geral. Além de melhorar a segurança, a tecnologia promove uma experiência mais tranquila ao inibir os furtos com abordagens mais assertivas e sem a necessidade de manter um grande número de produtos com acesso restrito”, explica a engenheira Astrid Maria Carneiro Heinisch, diretora executiva da FITec, responsável pela Unidade Belo Horizonte. Astrid acrescenta que a solução também permite o monitoramento remoto e simultâneo de diversas unidades, ideal para grandes redes varejistas, oferecendo uma visão estratégica e integrada do ambiente comercial