Jornal de Campinas

Piracicaba realiza concerto Filarmônica Jovens Músicos no sábado, 25 de outubro

unnamed 4

Violinista Gabriela Queiroz/Foto: Ana Clara Miranda

71 / 100 Pontuação de SEO

Filarmônica Jovens Músicos

Concerto será realizado no sábado, 25 de outubro, às 19h30 com repertório em homenagem a compositores da Áustria e Brasil

 

A Academia Jovens Músicos apresenta no sábado, 25 de outubro, às 19h30, no Auditório do Pecege, em Piracicaba (SP), o concerto Filarmônica Jovens Músicos que convida a violinista Gabriela Queiroz para celebrar e valorizar a diversidade e a beleza das obras de grandes compositores da Áustria e do Brasil, sob a regência do maestro Anderson de Oliveira. Com capacidade para 550 lugares, o Auditório do Pecege fica localizado na rua Cezira Giovanoni Moretti, 580, bairro Santa Rosa.

 

Nesta noite, a música traz um importante gesto de consciência e celebração. Em meio a um universo historicamente marcado pela presença masculina, o concerto abre espaço para exaltar a força da mulher e lembrar também da importância do Outubro Rosa e do cuidado com a vida. A Filarmônica Jovens Músicos tem a honra de receber como solista, a violinista brasileira Gabriela Queiroz, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, trazendo ao palco o talento e a sensibilidade feminina.

 

Maestro Anderson de Oliveira sera o regente do concerto Foto Juarez Godoy
Maestro Anderson de Oliveira  /Foto: Juarez Godoy

“Nesta apresentação em especial, ressaltamos a parceria inédita com o Pecege, uma instituição de educação que agora se une com a Academia Jovens Músicos com o propósito de enaltecer a música, abrindo suas portas para que a comunidade possa assistir a este grande concerto”, declarou o maestro Anderson de Oliveira.

 

 

Obras de Mozart, Heitor Villa-Lobos e Ernst Mahle

 

A apresentação faz uma ponte musical entre os dois países marcantes para a história da música, com dois pilares da música de concerto que, mesmo vindos de realidades tão distintas, dialogam na força e beleza de suas obras. O repertório reúne obras de W. A. Mozart, expoente da música clássica austríaca, com o brilhante Concerto para Violino nº 5 em Lá maior, KV 219, e a interpretação de Gabriela Queiroz como solista; e de Heitor Villa-Lobos, consagrado compositor brasileiro, com Bachianas Brasileiras nº 9, obra que une o espírito popular ao erudito em um diálogo universal.

 

Os músicos também prestam uma homenagem ao compositor Ernst Mahle (1929–2025), que viveu em Piracicaba e faleceu esse ano de 2025, considerado grande referência no cenário erudito internacional, com a obra Divertimento Hexagonal (1983).

O concerto é gratuito e os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelo site da Academia Jovens Músicos: www.academiajovensmusicos.com.br

 

Serviço

Evento: Filarmônica Jovens Músicos convida a violinista Gabriela Queiroz

Data/Hora: 25/10/2025 (sábado) – 19h30
Local:
 Auditório do Pecege – Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 – Bairro Santa Rosa – Piracicaba/SP

Ingressos limitados: Retirar os ingressos gratuitamente pelo site www.academiajovensmusicos.org.br

Read Previous

Outubro Rosa: Hospital da Mulher promove dia dedicado à saúde e à prevenção de doenças

Read Next

COP 30 em Perspectiva: Agendas climáticas e ambiental no centro do debate