Jornal de Campinas

Governo emite nota sobre a retirada de tarifas dos produtos brasileiros importados pelos EUA

Cesta de frutas Divulgacao

Várias frutas estão sentas de tarifas/Divulgação

retirada de tarifas

 

A decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para uma série de produtos agropecuários importados do Brasil, oficialmente recebida neste dia 20 de novembro de 2025, foi considerada satisfatória pelo governo brasileiro, segundo nota emitida para a imprensa nesta data.
De acordo com a medida, estarão isentos de tarifa vários tipos de carne, café e várias frutas, como, por exemplo, manga, coco, açaí, abacaxi.
O enunciado da Ordem Executiva que implementa a medida faz menção à conversa telefônica do Presidente Lula com o Presidente Trump em 6 de outubro, quando decidiram iniciar as negociações sobre as tarifas.
A nota acresenta que o Presidente Trump recebeu recomendações de altos funcionários do seu governo de que certas importações agrícolas do Brasil não deveriam estar mais sujeitas à tarifa de 40% em função do “avanço inicial das negociações” com o governo brasileiro.
A decisão é retroativa a 13 de novembro, data que coincide com o dia da última reunião entre o Ministro Mauro Vieira e o Secretário de Estado Marco Rubio em Washington, na qual se discutiram meios de avançar nas tratativas bilaterais para a redução das tarifas sobre os produtos brasileiros.
“O governo brasileiro reitera sua disposição para continuar o diálogo como meio de solucionar questões entre os dois países, em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas”.
“O Brasil seguirá mantendo negociações com os EUA com vistas à retirada das tarifas adicionais sobre o restante da pauta de comércio bilateral”, diz a nota.

 

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Read Previous

Applebee’s Cambuí celebra a chegada da temporada de Happy Hour em clima de confraternização

Read Next

Galleria Shopping realiza Encontro de Vira-Latas e feirinha de adoção